sexta-feira, janeiro 25, 2019

Homem tem parada cardíaca em agência do INSS no DF após descobrir que não era segurado da Previdência

Homem fez perícia médica e recebeu laudo para obter aposentadoria por invalidez. Ao checar documentos, servidor percebeu que ele não poderia se aposentar (Foto: Arquivo pessoal)

Um homem sofreu uma parada cardiorespiratória dentro de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Asa Sul, em Brasília, durante a tarde desta quinta-feira (24). De acordo com o INSS, Hermenegildo Santos Soares, de 42 anos, havia passado por perícia médica pouco antes.

Ainda segundo o INSS, o médico avaliou que Soares poderia se aposentar por invalidez. Mas ao verificar o registro no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) foi constatado que ele "não tinha qualidade de segurado", ou seja, não contribuía para a Previdência.

O Instituto informou que o perito médico solicitou, então, a reversão do requerimento para o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/Loas), para pessoas de baixa renda. Enquanto aguardava novo atendimento, Soares passou mal.

Os bombeiros foram chamado e conseguiram restabelecer os sinais vitais do homem que foi levado para o hospital. Conforme os militares, outras pessoas que estavam na agência passaram mal.

O INSS disse que Hermenegildo Santos Soares tinha perícia médica marcada para esta quinta-feira às 12h40. Ele chegou na agência às 11h17 e foi atendido às 12h05. O exame médico terminou às 12h23 — com indicação do perito médico para aposentadoria por invalidez.

Ao ser negado o benefício, Soares esperava por um novo atendimento e passou mal. Os bombeiros foram chamados e chegaram no local às 14h50.

O INSS informou que ele "foi prontamente socorrido pela equipe de peritos médicos da unidade, que acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que levou o segurado para atendimento em unidade hospitalar".

A agência disse ainda que Soares estava internado até a última quarta-feira (23), quando teve alta médica. O G1 não conseguiu informações sobre o estado de saúde dele.

G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário