quarta-feira, dezembro 13, 2017

Infectologista do Hospital 9 de Julho explica as causas da hepatite A

Especialista ressalta que hábitos simples de higiene como lavar os alimentos adequadamente e só beber água tratada, podem evitar o contágio da doença; há vacina para a doença

Náuseas, dor abdominal, cansaço, pele e olhos amarelados. Estes podem ser sintomas da hepatite A, doença com registro de aumento de casos no Brasil*. Segundo a Dra. Sumire Sakabe, infectologista do Hospital 9 de Julho, a Hepatite A pode ser prevenida através de bons hábitos de higiene, lavando as mão antes do preparo e ingesta de alimentos, lavando os alimentos antes do consumo, bebendo água tratada e também observando cuidados durante as relações sexuais, em especial nas relações anais.

A Hepatite A é uma inflamação no fígado causada pelo vírus VHA. A Dra. Sumire explica que o contágio se dá pela via oral-fecal, ou seja, contato com fezes infectadas pelo vírus que de alguma forma chegam até a boca. “Muitas pessoas podem contrair a doença dessa forma por não lavar as mãos adequadamente depois do contato com as fezes e manusear alimentos ou líquidos que serão ingeridos posteriormente”, exemplifica a médica.

Alguns pacientes infectados podem não apresentar sintomas e sequer percebem que tiveram a doença. Outras pessoas podem se queixar de cansaço, enjoos, vômitos, falta de apetite, urina escura, peles e olhos amarelados (icterícia).

Com o aumento do número de casos no país, é importante saber como se proteger do vírus causador, principalmente por ser uma doença contagiosa. Por isso, listamos algumas formas de evitar o contágio. Confira!

Cuidados com a alimentação - muitas vezes o vírus está em alimentos mal lavados. Por isso, é importante lavar as mãos com água e sabão, especialmente ao manusear os alimentos, antes e depois das refeições. E lavar bem todos os alimentos que serão consumidos crus.

Tratamento da água - em regiões mais simples onde não há saneamento básico, a água pode estar contaminada. Nestes casos, é importante fervê-la antes de beber ou procurar por água tratada.

Sexo seguro – segundo a Dra. Sumire, o sexo oral e o anal estão entre os potenciais focos de transmissão de Hepatite A. “Para evitar a doença é possível fazer uma barreira com a camisinha adaptada (dental dam) e lavar com água e sabão as mãos e a região anal e genital antes e depois do sexo”, explica a especialista.

A Dra. Sumire reforça que, para se prevenir, é importante observar hábitos simples de higiene “costumes comuns como lavar as mãos regularmente, não consumir alimentos de origem desconhecida e beber água tratada, diminuem os riscos de contágio” explica a médica que também reforça a vacina como um dos tratamentos para evitar a Hepatite A.

Fonte: https://pebmed.com.br/oms-alerta-para-surto-de-hepatite-a-por-transmissao-sexual-no-brasil/

Sobre o Hospital 9 de Julho: fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Urologia e Trauma. Possui um Centro de Medicina Especializada com atendimento em mais de 50 especialidades e 13 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher; Longevidade e de Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII).

Com cerca de 2,5 mil colaboradores e quatro mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 410 leitos, sendo 91 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e duas para robótica.

RMA Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário