quarta-feira, dezembro 13, 2017

Idosos de Petrolina levam Pastoril a pacientes com câncer do Hospital Dom Tomás

Foto: Jonas Santos/Ascom Prefeitura de Petrolina

As pessoas que lutam contra o câncer em Petrolina tiveram uma grata surpresa na manhã desta quarta-feira (13). Enquanto enfrentavam mais um dia de luta contra a doença, os pacientes do Hospital Dom Tomás foram surpreendidos pela tradição do Pastoril apresentado pelas pessoas atendidas nos Centros de Convivência de Idosos da Cidade.

No estacionamento do hospital e também nos corredores da unidade, os idosos levaram um momento de alegria a quem enfrenta a dor do tratamento prolongado. Aos poucos, os passos ritmados da dança combinados ao figurino dos idosos levaram um novo colorido ao ambiente.

A iniciativa da prefeitura, executada através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, resgata a tradição esquecida há anos e anuncia a chegada do período natalino.

A dança popular representa o período do nascimento de Jesus Cristo entre o Natal e a Festa de Reis e vem sendo apresentada por cerca de 30 idosos em diversos espaços da cidade.

No espetáculo, os idosos executam quatro danças acompanhadas pelos instrumentos de percussão e o pandeiro individual: a primeira musica de saudação é o ‘Boa noite’, a segunda a de ‘Apresentação’, a terceira pedindo licença a São José e por fim o encanto das borboletas, encerrando e trazendo a alegria e beleza em torno do nascimento de Jesus Cristo.

Durante as apresentações os idosos representam também personagens como Diana; Mestra; Contramestra; Pastoras; Pastores; Borboletas e Porta bandeira. Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho, a dança faz parte de um projeto de socialização que vem sendo desenvolvido nos Centros de Convivência da cidade.

“Os Centros de convivência fazem um trabalho muito importante para trazer estes idosos de volta às atividades e este Pastoril vem aumentando, ainda mais, a interação entre deles. É um momento de recordação para os que dançam e uma alegria para quem prestigia”, disse.

O folguedo popular também acontece nesta quinta-feira (14) a partir das 15h na Casa Geriátrica e na sexta (15) a partir das 17h na Praça do Bambuzinho e no mesmo dia às 18h no Petrape.

Assessoria da Prefeitura de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário