sexta-feira, novembro 25, 2016

Ex-gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara recebe título de Cidadã Pernambucana


Na última segunda-feira (21), a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ricarda Samara, recebeu, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), o título honorífico de cidadã de Pernambuco. O deputado Clodoaldo Magalhães foi autor da resolução. Logo após, foi ofertado um coquetel nos jardins da Assembleia.

O plenário da ALEPE ficou completamente tomado por profissionais da saúde e amigos da homenageada, principalmente das instituições pelas quais passou pelo estado, principalmente Camaragibe e Garanhuns, que contabilizaram mais de uma centena de pessoas no evento.

Gestores e profissionais de Saúde do Agreste Meridional prestigiaram a solenidade, a exemplo de Catarina Tenório ( V GERES), Gustavo Amorim (UPAE Garanhuns) e Luís Melo (Hospital Regional Dom Moura), além de secretários municipais de saúde, e suas equipes. Ex-prefeitos e prefeitos eleitos, a exemplo de Eudson Catão e Marcelo Neves, também conferiram o evento.

Ricarda Samara da Silva Bezerra

Ricarda Samara, que nasceu em 30 de dezembro de 1969, é natural de Juazeiro do Norte, situada na região sul do Ceará. Filha única do casal Maria Vilany da Silva Bezerra e Raimundo Alves Bezerra, estudou até o segundo grau em sua cidade natal. Em seguida, veio fazer o terceiro científico no Colégio Salesiano do Recife. E o que era temporário, tornou-se o novo lar da estudante que viria a se tornar uma competente gestora pública. Médica concursada pelo Estado de Pernambuco desde 1993, além de concursada pelo município de Camaragibe desde 1996.

Dra. Ricarda está no cargo de secretária executiva da SES desde junho de 2015.

A graduação em medicina foi cursada na Universidade de Pernambuco (UPE), onde também concluiu a pós-graduação em Saúde da Família. A gestora ainda é especialista em Saúde da Família pela Escola Superior de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), tendo atuado na mesma Unidade de Saúde da Família durante oito anos. Foi vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e também membro titular da Comissão Inter-gestores Bipartite (CIB).

Em 2005, aceitou o desafio de assumir a Diretoria de Atenção a Saúde e logo depois a Secretaria Municipal de Saúde de Camaragibe, onde ficou até 2012.

TRABALHO ELOGIADO NA V GERES - GARANHUNS

Em 2013, ocupou o cargo de gerente da V Gerência Regional de Saúde (Geres), em Garanhuns. Em 2014, devido à bem-sucedida experiência no Agreste Meridional, foi convocada para assumir a Diretoria Geral de Gestão Regional da SES, com ênfase em fortalecer as regiões de saúde como dispositivos estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mesmo período, realizou a intervenção administrativa na VI Regional de Saúde, com sede em Arcoverde.

Por: VOX COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário