sexta-feira, junho 10, 2016

Refugiados são assunto no Ponto a Ponto deste sábado

Jaime Spitzcovsky é entrevistado por Mônica Bergamo e Antonio Lavareda (Foto: Divulgação)

O jornalista e integrante do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da USP, Jaime Spitzcovsky, é o entrevistado do Ponto a Ponto neste sábado (11), à meia-noite, na BandNewsTV, com intermediação da jornalista Mônica Bergamo e do sociólogo Antonio Lavareda. O assunto é a polêmica em torno dos refugiados.

O jornalista disse que o Brasil é visto como um país pacífico. “Atraímos refugiados porque somos vistos como um país que está longe de conflitos étnicos, religiosos que marcam tantas partes do planeta. Há mais libaneses no Brasil do que no Líbano (são cerca de 4 milhões de pessoas lá e aqui são 8 milhões de descendentes)”.

Já de acordo com o sociólogo Antonio Lavareda um fator complicador para que muitos países europeus sejam contrários ao tema é o terrorismo. “Várias pesquisas apontam que com esses refugiados venham indivíduos comprometidos com o radicalismo religioso”.

Jaime vê com bons olhos receber os refugiados da Síria. “É muito mais do que isso, é proatividade do país na diplomacia internacional. Fomos de um extremo a outro (muito presentes no cenário internacional com o governo Lula e ausentes no de Dilma)”

Jaime Spitzcovsky foi editor internacional na Folha de S. Paulo e correspondente do jornal em Moscou e Pequim. Fez coberturas jornalísticas de fatos marcantes na história, como a desintegração da Iugoslávia (esteve na Croácia em 1994) e da URSS, a libertação de Nelson Mandela, a morte de Deng Xiaoping e a devolução de Hong Kong à China.

A reprise do programa será no domingo (12), às 17h30, e na madrugada da quinta para a sexta-feira (17), às 3h.

Assessoria Ponto a Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário