sexta-feira, junho 10, 2016

Pernambuco lança programa de educação ambiental e premia estudantes

Evento ocorreu na quarta-feira no Espaço Ciência (Foto: Divulgação)

O Governo de Pernambuco lançou ontem (08/06), no Espaço Ciência, em evento que contou com as presenças dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, de Educação, Fred Amancio e da diretora presidente da Agência CPRH, Simone Souza, o Programa de Educação Ambiental de Pernambuco (PEA/PE), que tem como objetivo inserir a pauta ambiental em todos os setores sociais do estado, além de estimular ações que visem à sustentabilidade.

Coordenado pela Semas, a construção do PEA/PE contou com a colaboração de 14 instituições, que integram a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA). A iniciativa reforça o compromisso de Pernambuco com as políticas voltadas para a educação ambiental. As principais linhas de ação foram reunidas entre os seguintes temas no documento (instrumento de gestão, educação continuada, pesquisa, comunicação, arte, saneamento e organização comunitária), que devem nortear ações e projetos na área. “O objetivo é ampliar e universalizar as práticas e conceitos ambientais em empresas, associações e universidades, além de reforçar as ações que veem sendo realizadas nas escolas”, garantiu Elisabete Braga, membro da CIEA.

“Nos próximos dias, haverá uma reunião técnica para definir um plano de ação para a implantação do Programa, com prazos, responsáveis e recursos para que possamos transformar Pernambuco numa referência em educação ambiental”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier.

Para apoiar a gestão ambiental e fortalecer a atuação dos conselhos gestores das unidades de conservação, por meio da educação ambiental, foi anunciado pelo diretor de recursos florestais e biodiversidade da CPRH, Walber Santana, a abertura de chamada pública no valor de R$ 2,9 milhões para a área. Serão beneficiadas UC´s estaduais como a Estação Ecológica de Caetés, em Paulista, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, em Itamaracá e o Refúgio de Vida Silvestre Mata da Pimenteira, em Serra talhada.

As propostas apresentadas devem ser para formação em educação ambiental, produção de material didático, além da realização de oficinas e exposição fotográfica sobre as UC´s. Podem concorrer ao edital, até o dia 8 de agosto, organizações não governamentais, associações e instituições sem fins lucrativos. O edital está disponível nos sites da Semas e da Agência CPRH. A seleção das instituições e projetos ficará a cargo da agência ambiental do estado.
PREMIAÇÃO CONCURSO – Um auditório repleto de alunos, professores e gestores das redes estadual e municipal de ensino esperou ansioso o anúncio dos vencedores do Concurso de Redação Águas no Meu Caminho - Ano II, que recebeu 429 inscrições, de 25 escolas participantes, nas duas categorias.

Ao todo foram 12 vencedores, entre alunos do Ensino Médio e Fundamental (veja abaixo a lista completa). O primeiro colocado na categoria desenho (do Ensino Médio), Jonas de Paula, de 17 anos, recebeu uma bicicleta. Aluno da Escola de Referência Adelaide Pessoa Câmara, ele destacou a importância de ações de conscientização sobre a conservação dos recursos hídricos e disse que a sua escola já desenvolve projetos de educação ambiental.

Já a aluna do 9º da Escola Rosa Magalhães, Larissa Cordeiro de França, de 14 anos, levou pra casa um tablet pelo 1º lugar na categoria dsenho (do Ensino Fundamental). Para ela, “o prêmio foi uma verdadeira surpresa: só descobri quando me chamaram na diretoria da escola dizendo da premiação e que eu precisaria ir ao Espaço Ciência para o evento”, comemorou Larissa.

A segunda edição do “Águas do Meu Caminho” foi realizada com o apoio de profissionais e de instituições, que doaram prêmios e brindes para os alunos, entre elas o Sindaçúcar, Usina Trapiche, Usina União e Indústria, Celpe, Centro Marista Circuito Jovem, Instituto Embelleze, Italac, Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ASA Mundo Limpo, Lina Rosa (autora da publicação Bichos Vermelhos), Fundação Mamíferos Aquáticos, Compesa, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Padaria Compão, Pizzaria Parla Deli e Restaurante Benvida.

LISTA DOS ALUNOS VENCEDORES

1º LUGAR – (REDAÇÃO) MÉDIO E FUNDAMENTAL – ÁGUA É VIDA
ALUNA: TATIANE EVELIN PEREIRA DO MONTE – 9º C - 14 ANOS
ESCOLA MARIA SAMPAIO DE LUCENA
PREMIAÇÃO: 01 BICICLETA

2º LUGAR – (REDAÇÃO) GERAL – UM FUTURO PRÓXIMO
ALUNA: YASMIN MORAES F. DOS SANTOS
COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
PREMIAÇÃO: 01 TABLET

3º LUGAR – (REDAÇÃO) GERAL- O QUE SERÍAMOS SEM EU?
ALUNO: RAFAEL SILVA DE SOUZA
ESCOLA DE REFERÊNCIA DO ENSINO MÉDIO DE BEBERIBE
PREMIAÇÃO: 01 INGRESSO PARA O ZOO FÉRIAS

1º LUGAR – (DESENHO) ENSINO MÉDIO
ALUNO: JONAS RODRIGUES GILA DE PAULA
ESCOLA EREM ADELAIDE PESSOA CÂMARA
PREMIAÇÃO: 01 BICICLETA

2º LUGAR - (DESENHO) ENSINO MÉDIO
ALUNO: ALYSSON GUILHERME CABRAL DA SILVA
ESCOLA DE REFERÊNCIA DO ENSINO MÉDIO DE BEBERIBE
PREMIAÇÃO: 01 COMPUTADOR

3º LUGAR - (DESENHO) FUNDAMENTAL
ALUNO: FÁBIO FERREIRA DE LIMA JÚNIOR
ESCOLA DOM SEBASTIÃO LEME
PREMIAÇÃO: 01 INGRESSO PARA O ZOO FÉRIAS

1º LUGAR – (REDAÇÃO) FUNDAMENTAL – ÁGUA NO MEU CAMINHO
ALUNO: JAMILY VITÓRIA VASCONCELOS
ESCOLA MUNICIPAL POETA JÔNATAS BRAGA
PREMIAÇÃO: 01 BICICLETA

2º LUGAR - (REDAÇÃO) FUNDAMENTAL – ÁGUA NO MEU CAMINHO
ALUNO: ELIANE HILLARY SILVA LOUREIRO
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CECÍLIA
PREMIAÇÃO: 01 COMPUTADOR

3º LUGAR - (REDAÇÃO) FUNDAMENTAL – ÁGUA NO MEU CAMINHO
ALUNO: SOPHIA MIRELA CARNEIRO LAURENTINO
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CECÍLIA
PREMIAÇÃO: 01 INGRESSO PARA O ZOO FÉRIAS

1º LUGAR – (DESENHO) FUNDAMENTAL
ALUNO: LARISSA CORDEIRO DE FRANÇA
ESCOLA ROSA MAGALHÃES MELO
PREMIAÇÃO: 01 TABLET

2º LUGAR - (DESENHO) FUNDAMENTAL
ALUNO: EWELLYN RAMOS DE ARAÚJO
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CECÍLIA
PREMIAÇÃO: 01 CAIXA KIT TUDO

3º LUGAR - (DESENHO) FUNDAMENTAL
ALUNO: JOSÉ RONIERISSON
ESCOLA ERUNDINA NEGREIROS DE ARAÚJO
PREMIAÇÃO: 01 INGRESSO PARA O ZOO FÉRIAS

Ascom Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco
Com informações da Ascom Semas/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário