sexta-feira, junho 17, 2016

Polícia investiga apologia à droga em evento na Univasf sobre maconha

Para o delegado da Polícia Civil, em Petrolina, os termos utilizados no cartaz de divulgação podem ser interpretados como crime (Reprodução WhatsApp)

Um evento, que tem o objetivo de discutir a descriminalização da maconha, marcado para esta sexta-feira (17) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão pernambucano, está sendo investigado pela Polícia Civil. Segundo o delegado da 214ª Delegacia, o cartaz de divulgação do evento pode ser interpretado como um encontro para fazer apologia à droga.

Segundo os organizadores, o “Sarau do Delom” é um encontro organizado para discutir a descriminalização da maconha. “Em Brasília vem ocorrendo em vários locais. Aqui no Vale do São Francisco ainda não existe um movimento populacional em prol da luta antiproibicionista”, explicou o estudante da Univasf, Roberto Junior.

O cartaz e a descrição do convite, que circulam pela internet, usam termos "vamos estender até à noite, leve o seu" e "se a maconheirada se unir, o proibicionismo vai cair". Para um dos organizadores do sarau, Cadmiel Oliveira, os termos não fazem apologia ao uso da maconha.

“'Maconheirada' se estende a simpatizantes e usuários e nem todos que são simpatizantes são usuários da maconha. 'Vamos se estender até à noite' é porque o evento começa à tarde e a gente conseguiu o horário e a gente vai fazer o som e poesia até o horário que a universidade permitir. O 'leve o seu' é quem está a fim de curtir e aproveitar. Como é antiproibicionista, a gente não vai proibir ninguém [de usar maconha], mas tudo dentro do limite, claro”, disse o organizador.

Para o delegado da Polícia Civil, Daniel Moreira, os termos utilizados no cartaz de divulgação podem ser interpretados como crime. “Podem configurar dois tipos penais do código, que é apologia ao crime e incitação ao crime. Estas pessoas, que são os responsáveis pelo evento, podem ser identificadas e serão intimados para comparecerem à delegacia para prestarem esclarecimentos. A polícia vai estar presente para identificar eventuais usuários e traficantes de drogas que estejam neste evento”, disse o delegado, Daniel Moreira.

Em nota, a Univasf informou que soube da realização do evento na quinta-feira (16) e não deu autorização para a realização do sarau.

G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário