quarta-feira, abril 13, 2016

Filhos de prefeito são presos por desvio de verbas na Bahia


Dois ex-secretários de Administração do município de Medeiros Neto, na região Sul da Bahia, foram presos na manhã desta quarta-feira (13) na segunda fase da operação Hera, que investiga desvios de dinheiro público na educação.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, os dois ex-secretários são filhos do atual prefeito do município, Nilson Vilas Boas Costa (PSB). Um deles atuou na secretaria nos dois primeiros anos do mandato e foi substituído pelo irmão que deixou a pasta no final do ano passado. Os dois foram encaminhados para o presídio de Teixeira de Freitas.

A primeira fase da operação aconteceu no mês de março. Na ocasião, seis pessoas foram investigadas, o que resultou em duas prisões preventivas, dentre eles a secretária de Educação municipal. Além disso, foi decretado a indisponibilidade de bens de todos os envolvidos e o afastamento dos cargos públicos dos seis investigados.

De acordo com o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), a operação foi realiza em parceria com a Polícia Federal e pretende desarticular uma organização criminosa acusada de desviar verbas públicas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ainda segundo informações da MPF-BA, o esquema era executado principalmente por agentes público do município, que inseriam dados falsos, como acréscimos salariais e gratificações ilegais, nos contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Quando os valores eram compensados, estes servidores eram obrigados a devolver os acréscimos à Secretaria Municipal de Educação.

O MPF-BA informou ainda que durante as investigações, a Polícia Federal e o próprio MPF constataram que os ex-secretários de Administração de Medeiros Neto haviam praticado atos de obstrução de provas e seriam os principais mentores do esquema.

Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário