quinta-feira, janeiro 21, 2016

IPA investe no fortalecimento da agroecologia


O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, recebeu Juvenal Valério Alves, gestor de projetos do Sebrae na área Desenvolvimento Econômico e Territorial da Mata Norte, na manhã desta quarta-feira, 20/01. Na pauta, firmar um acordo de cooperação para agricultura orgânica, no município de Glória do Goitá.

Atualmente, o IPA possui o Grupo de Estudos, Sistematização e Metodologia em Agroecologia (Gema). Dentre as ações que o Instituto desenvolve podemos citar unidades demonstrativas de fruticultura, de hortaliças, fortalecimento de feiras agroecológicas, por exemplo. Já o Sebrae atua na formalização, no mapeamento geográfico das propriedades e na capacidade produtiva dos agricultores familiares, além de orientar os produtores na composição de preços dos produtos.

Com a parceria, o IPA atuará em quatro eixos: assistência técnica e extensão rural, formalização dos agricultores, produtividade e processo produtivo. “Nossos técnicos participam da Rede de Núcleos de Agroecologia do Nordeste e dos núcleos de estudos em agroecologia de diversas instituições. A experiência deles ajudará o Sebrae, junto aos agricultores familiares, a orientar todo o processo produtivo de orgânicos, desde a conscientização até o manuseio”, pontuou Gabriel Maciel.

O gestor Juvenal Alves ressaltou apenas em Glória do Goitá são assistidos 800 agricultores de 13 associações, mas que a ideia é ampliar a experiência para o município de Condado, onde serão assistidos mais 1.200 agricultores familiares. “Com esse projeto, nós pretendemos colocar para a agricultura orgânica uma perspectiva de mercado, qualidade de vida e visão empresarial. Nós queremos ajudar no escoamento da produção de orgânicos para os supermercados”, declarou Alves.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, Antonio Raimundo, participou da reunião e destacou o Banco de Sementes Crioulas do Agreste e a Criação de Abelhas Nativas como ações de preservação de recursos genéticos, vegetais e animais, dentro da agroecologia. “Essas ações fortalecem as práticas integradas de extensão e pesquisa”, reforçou o diretor. Os técnicos das duas instituições também participaram da reunião.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário