quinta-feira, dezembro 10, 2015

Secretaria de Saúde de PE atualiza casos de microcefalia no Sertão; confira


A Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco atualizou nesta quarta-feira (9) os registros de suspeitas de microcefalia em cidades do Sertão. Em todo o estado foram identificados 804 casos. Nas Gerências Regionais de Saúde da 7ª, 8ª e 9ª Região subiu para 66 o número de casos, que antes era de 60.

Na 8ª Geres, que inclui os municípios de Petrolina, Afrânio, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista existem sete casos. Em Cabrobó e Afrânio há um em cada, em Santa Maria da Boa Vista são três e em Petrolina que possuía três casos, reduziu para dois, pois em um deles a mãe da criança é moradora de outro município, Santa Filomena.

Na 9ª Geres existem 51 casos de microcefalia. Além do caso que antes estava como de Petrolina, mas confirmou-se como desta outra cidade, existem quatro em Araripina, quatro em Bodocó,em Moreilândia, cinco em Trindade. A cidade de Exu, que antes tinham sete casos, na verdade foram atualizados para cinco. Em Ipubi que eram cinco, passou a ter registrados quatro casos. Em Ouricuri que registrava 13, aumentou para 15. Em Parnamirim eram registrados três casos de microcefalia e agora são cinco. Em Santa Cruz que antes tinha apenas um agora tem três.



A 8ª Região tem um total de oito casos de microcefalia, quatro deles em Salgueiro. A cidade de Serrita tem um caso, Mirandiba apresenta dois e Verdejante, que não estava no último boletim da Secretaria agora tem um caso.

A Secretaria de Saúde esclareceu ainda que boatos estavam atrapalhando as ações dos profissionais de saúde, como a relação da microcefalia e as vacinas. Segundo a Secretaria do estado, “as vacinas ofertadas pela rede pública de saúde são seguras e não há evidência na literatura nacional e internacional a associação do uso de vacinas com a microcefalia”.

G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário