quinta-feira, setembro 03, 2015

Petrolândia: Conferência Municipal incentiva participação de mulheres na política

Fotos: Lúcia Xavier


Na quarta-feira passada (26), no auditório da Escola Municipal Dr. Francisco Simões, Petrolândia realizou a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, com participação de público predominantemente feminino, inclusive transgênero. Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho, participou do evento como convidada e, é claro, como fotógrafa.

Os participantes foram recebidos às 8 horas, com café da manhã servido no horário do credenciamento, com serviço de buffet da Kidecor (Josivaldo e Cristiane: 99616-8576/99921-5533). A decoração da área de recepção, com cenários para fotos, explorou bem a expressão da vaidade feminina. O banner, com um grupo de mulheres de Petrolândia, foi outra marca do bom gosto dos organizadores.

A conferência foi iniciada com momento cultural. Grupo das Mulheres Quilombolas apresentou número de dança. Na sequência, jovens do grupo Erê EREM, da EREM Mª Cavalcanti Nunes, representaram o poema 'Gritaram-me Negra!' (Me Gritaron Negra!), de Victoria Santa Cruz, compositora, coreógrafa e desenhista peruana. Em seguida, o grupo cantou Olhos Coloridos, de Sandrá Sá.

De volta ao cerimonial, conduzido pela locutora Hislaine Menezes, foi composta a mesa de honra, uma das mais bem ocupadas dos últimos eventos. Representantes: Prefeitura Municipal de Petrolândia - vice-prefeita Janielma Souza; Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES) - Socorro Alencar, também representante do CRAS; Secretaria de Saúde - Andreza Leite; Secretaria de Educação - Bernadete Matias; CREAS Regional Sertão de Itaparica - Marília Cantarelli; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Lívia Leite de Carvalho; Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres - Eliane de Sá Alves; Coordenadoria Regional dos Organismos Municipais e representante da Secretaria Estadual da Mulher - Ivete Venâncio; Câmara Municipal de Petrolândia - Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa); Associação dos Pescadores Artesanais e Aldeia do Brejinho da Serra - Maria Josineide dos Santos; Marcha das Margaridas - Cícera Maria Barbosa Leite; EREM Mª Cavalcanti Nunes e grupo EREM Erê - Professora Jussara Sá; Escola de Jatobá - Professora Suemys Pansini; Artesanato local e mulheres artesãs - Fátima Belém (Associação Café com Arte); Guarda Municipal - Maria Verônica Nascimento Silva; Associação Catingueira - Ana Paula dos Santos; Comunidade Quilombola - Silvaneide Rosália da Silva. O prefeito Lourival Simões e a Primeira Dama não compareceram, por motivo de viagem à Capital.

Após a composição da mesa e falas das autoridades, foram entoados o Hino Brasileiro e o Hino de Petrolândia. A programação oficial teve início, então, com a leitura e aprovação do Regimento Interno da II Conferência de Políticas para Mulheres.

A Palestra Magna foi proferida por Ivete Venâncio, com o tema "Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres". A palestra não foi um monólogo, mas um momento de interação entre as mulheres, inclusive com depoimentos espontâneos.

Em seguida, foi servido o almoço acompanhado por apresentação musical de Vilma (voz) e Airton (violão). De volta ao auditório, após dar testemunho de sua trajetória de realização pessoal e profissional, Vilma convidou o público a cantar, de mãos dadas, Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré.

Ver mais fotos>II Conferência Políticas para as Mulheres em Petrolândia
Para fazer download do álbum>Conferência da Mulher Petrolândia (422 fotos)



Na sequência, foram realizados os trabalhos de discussão dos quatro eixos temáticos da Conferência da Mulher: I- "Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades”; II - “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; III - “Sistema político com participação das mulheres e igualdade”; e “IV - Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres”.

Os quatro grupos debateram os temas e elaboraram sugestões que, de volta à plenária, foram apresentadas e aprovadas pelos delegados da Conferência. Fechada a pauta de sugestões, foram eleitas as delegadas para a Convenção Estadual, que será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 9 a 11 de dezembro de 2015.

Neste ponto, encerrada a cobertura do evento, tem início nossa reportagem sobre o assunto, abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário