quinta-feira, setembro 03, 2015

Defensoria Pública inaugura Núcleo em Afogados da Ingazeira, Sertão pernambucano


Uma das inaugurações mais aguardadas da Defensoria Pública de Pernambuco ocorreu na última sexta-feira (28). A comemoração, refletida em gestos de vibrações, discursos emocionados e agradecimentos, era comungada por todos que foram prestigiar mais um degrau de avanços da Instituição. População, Defensores Púbicos de outras cidades, representantes do Sistema de Justiça comemoraram a inauguração do Núcleo de Afogados da Ingazeira, localizado na Região do Pajeú. O município possui o terceiro maior IDH da região, somente atrás de Triunfo e Serra Talhada e está situado a 386 km de distância da Capital.

“Na administração pública, como na vida não se caminha isoladamente, nem tampouco se alcança importantes projetos. Hoje, vemos torna-se concreta a esperança de todos aqueles precisam do trabalho prestado pelo Defensor Público. Com essa celebração que aqui viemos dividir, é possível enxergarmos o quão longe ainda iremos alcançar com a DPPE”, frisou o Defensor Público Geral, Manoel Jerônimo, acrescentando que o objetivo é priorizar quem precisar ser priorizado: o povo! Disse, ainda, que a igualdade social será mais celebrada no futuro e também lembrou, em seu discurso, que em 2014 a Defensoria Pública de Pernambuco alcançou o 5º lugar no Brasil como a Defensoria que mais produziu.

O novo Núcleo de Afogados da Ingazeira deixa para trás instalações inadequadas. Anteriormente, o atendimento no Fórum não podia oferecer maior dignidade ao assistido, nem estrutura adequada. Não se conseguia oferecer ao cidadão, o que será oferecido a partir de agora. “Não consigo mensurar o meu contentamento com essa casa. A minha gratidão ao DPG é eterna! Consigo visualizar, agora, as pessoas chegando aqui mais calmas e esperançosas, mesmo com seus problemas e desafios”, ressaltou a coordenadora do Núcleo, Isbela Cristina Apolinário.

O momento também contemplou uma homenagem do DPG ao Defensor Público aposentado Raul Cajueiro, conhecido pela população como o Advogado dos Pobres. Aos 91 anos, continua prestando orientação jurídica, mas na sua residência, sem nada cobrar. Raul Cajueiro tem mais de 3 mil ações transitadas em julgado em sua carreira como Defensor Público. Os pares, Juízes, Desembargadores e Promotores de Justiça lembraram em clima de comoção, a atuação de Raul Cajueiro. Outro Defensor lembrado por seus pares, foi Dilton Marcolino, falecido em 2013, vitimado por um enfarto. Morador do município em que também era lotado, atuava brilhantemente no juri. Era querido e admirado pela bondade e abnegação, o público se emocionou ao ouvir o Defensor Érico Douglas falar sobre ele.

PRESENÇAS - Inúmeras autoridades e representantes de órgãos e instituições públicas, além da imprensa, prestigiaram a inauguração do novo Núcleo da Defensoria de Pernambuco. À exemplo de Anthony Franklin Nazar, presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira (representado o Prefeito José Patriota Filho); Madalena Patriota, primeira-dama; o Desembargador Alberto Nogueria (representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco); Francisco Dessoles, Prefeito de Iguaracy; José Mário Cassiano, Prefeito de Carnaíba; Daniela Gomes, Juíza da 2ª Vara Cível de Afogados da Ingazeira e diretora do Fórum; Lúcio Luiz Neto, Promotor da 1ª Vara Cível de Afogados da Ingazeira; Fernando Della Latta, Promotor da 1ª Vara Criminal de Afogados da Ingazeira; os Defensores Públicos Luciano Bezerra (Assessor Especial do DPG); José Antônio Fonseca (Subdefensor Criminal da Capital); Antônio Queiroz e Carlos Humberto Patriota (Núcleo de Sertânia); Érika Diniz (Núcleo de Goiania); José Lopes da Silva Sobrinho (Itapetim), entre outros.

Autoridades comentam os avanços e a importância da Defensoria Púbica de Pernambuco

“Nada é mais especial que o trabalho dos Defensores de Pernambuco. Vemos a forma como dra. Isbela, dr. Érico Duglas e outros Defensores atuam ou atuaram por aqui. A população se sente apoiada, acalantada pela Defensoria. Muito merecido a qualidade da estrutura oferecida a partir de agora por essa bela casa. O Trabalho do aguerrido Defensor Público Geral do Estado, é de se aplaudir de pé” - Anthony Franklin Nazar, presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, representado o Prefeito José Patriota Filho;

“É um marco para Afogados da Ingazeira. É uma honra para mim que já fui Defensora Pública em Sergipe. Não há como deixar de vibrar, de me sentir feliz pelos nossos abnegados Defensores Públicos e pela população que conta com mais estrutura” - Daniela Gomes, Juíza da 2ª Vara Cível de Afogados da Ingazeira e diretora do Fórum;

“Hoje é um dia que marca a vida de todos nesta cidade, principalmente, para mim que tenho a Defensoria Pública como um dos mais belos trabalhos. Trabalhar junto à Instituição comprometida é a certeza de que o trabalho do Sistema de Justiça será ainda mais eficiente. Parabenizo todos os Defensores de Pernambuco” - Fernando Della Latta, Promotor da 1ª Vara Criminal de Afogados da Ingazeira;

“Uma Instituição tão especial e essencial à Justiça, merece o melhor! A Defensoria Pública tem tantas qualidades e merece tanto que é imprescindível que a população saiba o quanto esta Instituição pode fazer. Garantir a justiça tem sido o que o move todos os Defensores Públicos trabalharem arduamente pelo seu público-alvo” - Lúcio Luiz Neto, Promotor da 1ª Vara Cível de Afogados da Ingazeira.

Redação: Viviane Souza – Ascom/DPPE
Fotos: @jhpaparazzo – Ascom/DPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário