Publicidade

COOPAF-Cooperativa da Agricultura Familiar, sediada no Agreste de Pernambuco, é um exemplo para o Brasil


Na manhã dessa terça-feira (2), a COOPAF- Cooperativa da Agricultura Familiar recebeu a visita de representantes do Projeto Cooperar da Paraíba. A visita teve como objetivo de troca de experiências entre a COOPAF, o ProRural e o Projeto Cooperar Paraíba.

A cooperativa é um projeto apoiado pelo Governo do estado de Pernambuco com o objetivo de incentivar a organização social dentro da Cadeia Produtiva do território do feijão que reúne os agricultores familiares de 12 (doze) municípios, Garanhuns, Caétes, Jupi, Jucati, Lajedo, Calçado, São Bento do Una, Ibirajuba, Jurema, Canhotinho, São João e Angelim. A COOPAF está sediada no município de São João, maior produtor de feijão do Território de Pernambuco.

No encontro os representantes do Projeto Cooperar ficaram impressionados com as instalações e o modelo de gestão e organização da cooperativa. Este ano foi lançada a embalagem de feijão que serão comercializadas. O Presidente da COOPAF esclareceu que o objetivo deste projeto é tentar diminuir a ação dos atravessadores que compram seus produtos a preços que eles determinam, ou seja, bem abaixo do valor real de mercado, e revendem após beneficiado as grandes redes de supermecados, ganhando desta forma, altos valores em cima do trabalho suado do homem e da mulher do campo, que anualmente tem diversos prejuízos.

“É um sonho realizado. Agradecemos ao ProRural por atender as necessidades dos nossos trabalhadores”, destacou o presidente da Cooperativa dos Produtores Familiares - Coopaf, o agricultor Paulo Mota.

Dentre os presentes estavam, Paulo Mota (Presidente da COOPAF), Ricardo Jucá (Coordenador do ProRuaral de Garanhuns), Maria Rocha (Coordenadora Social do ProRuaral de Garanhuns), Dario Ferraz (Tec. Prestação de Contas do ProRuaral de Garanhuns), Sarah Cordeiro Vidal (Supervisora de Unidade Regional do ProRuaral) bem como a equipe do Projeto Cooperar.

Dario Ferraz Jr

Comentários

Publicidade