segunda-feira, junho 29, 2015

Passe Livre: Silvio Costa Filho (PTB) recebe entidades do Movimento Estudantil que apoiam ampliação do benefício

Fotos: Bancada da Oposição na Alepe/divulgação

O líder da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), recebeu na manhã desta segunda-feira (29) diversos representantes do Movimento Estudantil que quiseram expressar pessoalmente o apoio à proposta do parlamentar de ampliação do Passe Livre para mais estudantes do Estado. Na reunião, também ficou acertada que na primeira semana de agosto – após a volta do recesso parlamentar – será realizada uma audiência pública para um debate sobre a pauta de reivindicações do movimento estudantil em Pernambuco.

Participaram do encontro representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

A proposta de Silvio Costa Filho amplia o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Já o projeto original do Governo do Estado (PLO 278/2015) prevê a concessão do benefício apenas para os alunos cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino.

A conversa de Costa Filho com os estudantes ocorre uma semana depois da ideia de ampliação do Passe Livre ter sido debatida e aprovada no Congresso da UEP, em Garanhuns. Para a presidente da UNE, Flor Ribeiro, a criação do Passe Livre foi uma grande vitória para os estudantes e, por isto mesmo, precisa beneficiar mais pessoas. “Assim, vamos democratizar cada vez mais o acesso à Universidade”, pontuou. Já o presidente da UMES, Jairo Marques, reforçou o apoio afirmando que a proposta da ampliação do Passe Livre integra a pauta de reivindicações dos movimentos estudantis no Estado. “Precisamos garantir mais este avanço para os estudantes”.

Ao final do encontro, o parlamentar agradeceu o apoio do movimento estudantil e antecipou que irá intensificar o diálogo com as entidades, para na Assembleia Legislativa ajudar no debate da pauta de reivindicações das entidades, que envolve sobretudo questões como a qualidade da educação e do transporte público.

“A agenda do movimento estudantil é a agenda da sociedade. Hoje por exemplo há uma forte presença das entidades na discussão sobre a questão do transporte público, que no último mês, infelizmente, chegou a vitimar dois estudantes. Queremos, portanto, estar em sintonia permanente com estas entidades, para discutirmos questões como a ampliação do Passe Livre”, afirmou Costa Filho.

Assessoria de Imprensa Bancada da Oposição na Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário