Publicidade

Oposição quer saber porque UPA não funciona, apesar de concluída

Deputados também conferiram obras paradas no Canal do Arruda, no Recife (Fotos: Bancada de Oposição/Divulgação)

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), e a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL), que é membro titular da Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe, visitaram na manhã desta terça-feira (09) duas obras que estão paralisadas no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife, prejudicando a qualidade de vida da população.

Os parlamentares foram ver de perto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que apesar de fisicamente concluída, está de portas fechadas por falta de profissionais da saúde e equipamentos. Eles também verificaram a paralisação das obras no Canal do Arruda, que terá impacto sobre a vida de mais de 80 mil pessoas da região.

A construção da UPA do bairro do Arruda se iniciou em julho de 2012, com previsão de entrega em janeiro de 2013. Até hoje, a unidade – que custou mais de R$ 5 milhões - não começou a funcionar.

Silvio Costa Filho salienta que a inoperância da UPA do Arruda é o indicativo de um modelo adotado nos últimos anos pelo Governo do Estado que valorizou a construção de estruturas físicas sem se preocupar com a garantia de oferta de serviços à população e de valorização dos profissionais de saúde.

“A UPA do Arruda está fechada porque o Governo do Estado não se planejou, não levou em conta os custos de manutenção desse equipamento”, diz. Costa Filho pontua que a população também tem feito diariamente críticas à péssima qualidade da prestação de serviços nas UPAS que estão em funcionamento, por problemas como falta de médicos, enfermeiros e de material básico.

Lembrando que, se estivesse aberta, a UPA do Arruda estaria atendendo a mais de 500 pessoas por dia, a deputada Socorro Pimentel diz que o governo do Estado precisa tomar medidas emergenciais para entregar a obra a este contigente desassistido da população. “Porque essa UPA não foi inaugurada? Queremos saber do Governo do Estado. Estamos cobrando que a população tenha um atendimento à altura do investimento que foi feito”, reforça.

Além da UPA, os parlamentares estiveram no Canal do Arruda e constataram a lentidão do trabalho da Prefeitura do Recife. A revitalização e urbanização do canal deveria ter sido entregue em janeiro de 2015 e já poderia estar beneficiando mais de 80 mil pessoas. A primeira etapa da obra está orçada em R$ 83,1 milhões.

“Fica cada vez mais evidente a distância entre o que se promete e o que efetivamente se entrega nas gestões do Estado e da Prefeitura do Recife. E o que a gente tem mostrado é isto, o Pernambuco de Verdade, não o Pernambuco da propaganda. A Bancada de Oposição está mostrando esta realidade e, ao mesmo tempo, cobrando soluções e resultados das gestões”, finaliza Silvio Costa Filho.

Assista ao vídeo do deputado Silvio Costa Filho na UPA do Arruda
aqui: https://www.dropbox.com/s/u30tfm4jd3x0dwo/vt_silvio_1.mp4?dl=0
ou aqui: https://youtu.be/spkwEBFCDvI

Texto e fotos: Bancada de Oposição/Divulgação

Comentários

Publicidade