quinta-feira, junho 11, 2015

Gestores municipais de educação discutem plano de combate à evasão escolar na RMR

Secretarias municipais de educação e gestores estaduais debateram, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE), estratégias para o BPC na Escola

Representantes de 14 secretarias municipais de educação da Região Metropolitana do Recife (RMR) e gestores da Secretaria Estadual de Educação (SEE) participaram, na terça-feira passada (09), de uma reunião sobre o plano de acompanhamento intersetorial dos beneficiários do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. O encontro, realizado no auditório da SEE, bairro da Várzea, teve como objetivo discutir o plano e desenvolver estratégias para evitar a evasão dos alunos nas unidades de ensino estaduais e municipais.

Na ocasião, estavam presentes a Gerente Geral de Educação Inclusiva da SEE, Vera Braga; Arabela Veloso, da Secretaria Estadual de Saúde (SES); Samila Guedes, da Secretaria da Criança e da Juventude; Elani Ximenes, do INSS; e Gesiel Bezerra, da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD). “Esta ação é de extrema importância para nós que acompanhamos o BPC, por que, além de falar de todo o processo do planejamento, tiramos dúvidas dos representantes e cada município apresenta a sua realidade do programa”, explicou Vera Braga.

Ainda de acordo com Vera, esses representantes e gestores do Estado se reúnem mensalmente para falar sobre o BPC. “Esse encontro fortalece o objetivo de quem está à frente do Benefício, que é juntar forças para garantir a permanência do aluno com deficiência física na escola e o acesso à educação. Todos vêm falar aqui sobre as dificuldades que os beneficiários ainda encontram nas instituições, como falta de acessibilidade, e sugerir melhorias nas estruturas físicas para que eles não desistam da escola”, detalhou Vera. Ao final da reunião, cada técnico das secretarias municipais apresentaram, em slides, experiências práticas do BPC nas instituições.

BPC - O programa possibilita que estados e municípios somem esforços ao Governo Federal para ampliar a discussão sobre as barreiras que as pessoas com deficiência física enfrentam. O objetivo do Benefício é fazer com que essas três esferas construam alternativas para implantar um ambiente social mais inclusivo. Os beneficiários são para idosos, a partir de 65 anos, e pessoas com deficiência física.

Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário