quinta-feira, junho 11, 2015

Dilma sanciona lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro

Sugerida pelo senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, a data será comemorada em 31 de outubro, dia do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade

A presidente Dilma Rousseff sancionou em 3 de junho a Lei 13.131/2015, publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (08), que cria oficialmente o Dia Nacional da Poesia.

A proposta foi sugerida pelo senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná. A data passa a ser comemorado em 31 de outubro, nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. 

Nascido em Itabira, Minas Gerais, em 1902, Carlos Drummond de Andrade se consagrou como um dos poetas mais influentes do Brasil. Na opinião de Alvaro Dias, esta é uma justa homenagem ao escritor, além de contribuir para estimular a leitura no país. 

Para o autor da proposta, é necessário valorizar a cultura, para dar cumprimento ao que dispõe o artigo 216 da Constituição, segundo o qual, entre outros dispositivos, o poder público "promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro". O senador observa que, apesar de sua timidez e do recato de sua vida privada, Drummond "teve sua obra celebrada por milhões de admiradores" e tornou-se o poeta mais influente da literatura brasileira.

"A obra de Drummond continua a influenciar poetas e práticas de ensino e aprendizagem da poesia, seduzindo novos leitores a cada dia. Por isso, um dia dedicado à poesia que também homenageie o poeta poderá marcar ainda mais o amor dos brasileiros pela poesia", argumenta Álvaro Dias.
Desde 1977, o Dia Nacional da Poesia era comemorado em 14 de março, em homenagem ao escritor Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 1847. A data foi sugerida pelo então deputado federal João Alves. No entanto, a proposta não foi oficializada e o Projeto de Lei foi arquivado.

Fonte: Portal Brasil com informações de Senado Federal e Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário