terça-feira, agosto 26, 2014

A educação é essencial para a qualidade do atendimento às pessoas com deficiência

A ação promovida pela SEAD será replicada no próximo mês de setembro nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

Servidores públicos de órgãos municipais e estaduais participaram nessa segunda-feira (25), no auditório do Banco Central, no Recife, de encontro de capacitação visando melhorar o atendimento prestado às pessoas com deficiência.

O evento foi organizado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e foi fruto de uma ação judicial motivada pelo atendimento inadequado feito por um servidor estadual, ao consultor em acessibilidade e deficiente visual, Manuel Augusto Aguiar.

Mais de 120 servidores públicos de instituições como prefeituras municipais, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Compesa e o Tribunal de Contas, participaram dos debates sobre os problemas enfrentados por pessoas com deficiência física, e sobre os direitos que a lei lhes asseguram, mas que, muitas vezes, são ignorados pela maioria das pessoas.

O TCE foi representado por servidores dos Departamentos de Expediente e Protocolo (DEP); Informação e Documentação (DID) e de Administração e Infraestrutura (DAÍ); das Divisões de Segurança (DISG) e Administração de Imóveis (DIMO), além da Ouvidoria e da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães (ECPBG).

Na ocasião, o servidor Flávio Vila Nova, da DAI, lembrou o pioneirismo do TCE que há três anos, lançou uma cartilha de acessibilidade urbana, disponibilizada em seu site, e onde podem ser conferidas as ações do Tribunal na área de engenharia para a inclusão e a acessibilidade.

Ao falar sobre a qualidade do atendimento prestado às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco, o consultor em acessibilidade, Manoel Aguiar, destacou que apesar da legislação brasileira ser considerada a melhor da America Latina, ela é desconhecida em razão “da barreira atitudinal” que é muito forte. Para o palestrante, só com a educação das pessoas é que esse quadro pode ser mudado.

A ação promovida pela SEAD será replicada no próximo mês de setembro nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

Clique aqui para ver a Cartilha de Acessibilidade Urbana do TCE.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/08/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário