quinta-feira, julho 25, 2013

Presidente Nacional da OAB apresenta no TCE-PE o projeto “Eleições Limpas”

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, participou ontem no auditório do Tribunal de Contas do lançamento da campanha da entidade em defesa da reforma política e do projeto "Eleições Limpas".

O evento foi organizado pela seccional local da OAB e contou com a presença da presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, dos desembargadores Fausto Campos e Roberto Moraes, do presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reinaldo, da Defensora Pública Geral Marta Freire, do deputado estadual Tony Gel (representando a Assembleia Legislativa), do vereador Jayme Asfora (representando a Câmara Municipal), do ex-deputado federal Aldo Arantes (da comissão reforma política da entidade) e da presidente da UNE Virgínia Barros.

CONVÊNIO - Ao fazer a abertura do seminário, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reinaldo, anunciou que na próxima semana irá assinar um convênio com a conselheira Teresa Duere, "que preside um dos Tribunais de Contas mais respeitados do Brasil e que defende bandeiras semelhantes às nossas", visando ao estreitamento das relações entre as duas entidades.

Teresa Duere, por sua vez, disse que se sentia gratificada por estar recebendo no TCE o presidente da OAB nacional, frisando que a proposta da reforma política que ela defende "tem tudo a ver com o momento atual".

Já o vereador e ex-presidente da OAB-PE, Jayme Asfora, declarou seu apoio ao projeto de reforma política da entidade, ressalvando, no entanto, "que ela só sairá por pressão da sociedade como na Lei da Ficha Limpa".

SINTONIA - Falou em seguida o ex-deputado federal Aldo Arantes que integra a comissão de reforma política da OAB nacional. Ele disse que o objetivo da entidade, ao realizar esses seminários regionais, é mobilizar a sociedade para que pressione o Congresso a fazer uma "reforma política democrática" em sintonia com o que foi defendido pelo povo, nas ruas, nas manifestações do último mês de junho.

Também convidada para o evento, a presidente da UNE, Virgínia Barros, que é pernambucana de Garanhuns e já estagiou no TCE-PE, defendeu a projeto de reforma política da OAB dizendo que "a juventude brasileira não se sente representada pelo sistema político que temos hoje no Brasil".

O último orador da solenidade, antes do início do seminário propriamente dito, foi Marcos Vinicius Furtado Coelho. Ele explicou em que consiste o projeto de reforma política da entidade e pediu o apoio dos advogados pernambucanos à sua aprovação. "Essa luta integra o ideário de nossa entidade para que possamos republicanizar o nosso país", disse ele, acrescentando que o sistema eleitoral brasileiro está "carcomido" e gera um "déficit de legitimidade" nos eleitos devido à influência do poder econômico que a OAB pretende acabar, proibindo o financiamento de campanhas por parte de pessoas jurídicas e limitando as doações de pessoas físicas a R$ 700,00.

Fizerem palestras no seminário, entre outros, o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, os advogados Carlos Neves e José Paulo Cavalcanti Filho, o ex-ministro Gustavo Krause e os cientistas políticos Maurício Romão e Túlio Velho Barreto.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 25/07/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário