domingo, março 31, 2013

Petrolândia: Comércio aquecido no Mirante da Serrota na Sexta-feira da Paixão de 2013

Gilberto: "O peixe acabou. Agora só resta 
vinho gelado e água de coco''.
Dona Neuza: Sempre presente com a sua barraca nos eventos da região. "Também faço cobertura de aniversários com ao meus três parquinhos para crianças. É só ligar: 9913-7801"
Fotos: Assis Ramalho
Assis do Hamburguer também marcou presença nesta sexta-feira no Mirante da Serrota com a sua famosa Barraca
Dona Magal: ''Tenho mais de 30 anos de experiência 
neste ramo. O que acontece em relação a evento 
na cidade e região, a Barraca de Dona Magal está lá!"
Jandira: Proprietária também de bar ao lado 
do Mercado Público da cidade. 
Jandira é comerciante desde 
a inesquecível ''Velha Petrolândia".
O Mirante da Serrota, na periferia de Petrolândia, ponto de maior elevação próximo da zona urbana, permitindo ampla visão da cidade e das aglomerações rurais próximas, além de uma bela vista do lago da represa de Itaparica. Tradicionalmente, é o local mais visitado em Petrolândia na Sexta-Feira Santa, por motivos religiosos e profanos. Na Serrota existe grande estátua de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, e anualmente o local se transforma numa praça de alimentação, com instalação de barracas, e comércio ambulante. A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou o Mirante da Serrota em dois momentos nesta Sexta-Feira da Paixão, celebrada no dia 29 de março. 


Para ler a matéria completa, clique em "mais informações" abaixo.

Em nossa primeira visita, chegamos ao Mirante pouco depois das 5h00 da manhã, para registrar, sob os primeiros raios de sol, os visitantes que chegavam ao local para visitar São Francisco de Assis e aguardar a chegada da Procissão da Via Sacra da Paróquia de São Francisco de Assis, com a encenação dos últimos atos da Paixão de Cristo. Comerciantes já se instalavam no local, montando suas barracas, carrinhos e caixas de isopor.

O movimento nas barracas era intenso quando deixamos a Serrota, por volta das 8h30, quando desceram os fiéis que foram ao local exclusivamente para acompanhar o evento religioso da Sexta-Feira Santa.  Voltamos ao quase ao meio dia para conferir a movimentação do comércio e a visitação ao Padroeiro, que recebe mais visitas na Sexta-Feira Santa do que em 04 de outubro, data que lhe é consagrada.

Conversamos com o comerciante Gilberto, que além de marcar presença em eventos da cidade e região, todos os domingos instala seu trailer na beira do rio São Francisco, na orla fluvial de Petrolândia. Gilberto estava satisfeito com os negócios feitos na sexta-feira. "Ainda é meio-dia e todo o peixe que eu trouxe pra cá já foi vendido. Só resta agora terminar o estoque de vinho", disse.

Ao lado do trailer de Gilberto, estava a barraca do Back, que comercializa espetinhos de churrascos durante toda a semana, próximo ao Atacadão Sanfrancisco, do empresário Armando Rodrigues. Ele também se disse satisfeito com os negócios feitos até aquele momento.

Manoel foi outro proprietário de barraca com quem  a nossa reportagem conversou na sexta-feira da Paixão. "Esta já é a terceira vez que eu boto a minha barraca aqui na serrota na Sexta-feira Santa. Até agora os negócios estão mais ou menos", disse ele.

Quem também estava com sua barraca pela terceira vez no Mirante da Serrota era Dona Neuza, que em conversa com a nossa reportagem fez questão de dizer que era a verdadeira "Rainha da Vaquejada". "Onde tem uma vaquejada, uma pega de boi, eu estou lá com a minha barraca. Eu gosto de vaquejada e aproveito pra ganhar também o meu dinheirinho", disse a alegre e divertida Dona Neuza.

Conversamos também com outros comerciantes, como foi o caso de Chico, Assis do Hambúrguer, Jandira (que tem um bar ao lado do Mercado Público) e Dona Magal, que afirmou que há mais de 30 anos comercializa com a sua barraca nos eventos da cidade e região. "Eu sempre procuro saber onde é que vai ter evento. A partir do momento que eu sei, eu já me programo. Pode ser nas agrovilas, na cidade, não importa. Teve festa, a barraca de Dona Magal está lá", disse a alegre Magal.

Por outro lado, como parte negativa do evento, destacamos que, apesar de realizado tradicionalmente todos os anos, não existem pontos de água corrente nem eletricidade. Mas o pior detalhe é não serem colocados sanitários químicos. Os dois contêineres colocado no local pela Prefeitura de Petrolândia foram ignorados pelos visitantes e até mesmo pela maioria dos comerciantes que se instalaram no local. Resultado: Lixo jogado nas encostas do morro e espalhado por todo o pátio do Mirante da Serrota. Para minimizar os resultados da visitação ao Mirante, sugerimos à Prefeitura Municipal que adote o evento no calendário cultural do município e organize o comércio, cobrando taxas pelo uso da área, revertendo-as na colocação de banheiros químicos para os visitantes. Sabe-se que o feriadão da Semana Santa é bastante atraente para quem desfruta de "ponto facultativo", mas ressaltamos que foram sentidas as ausências, nos momentos em que lá estivemos, da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar.

Para ver mais fotos desta Sexta-Feira da Paixão no Mirante da Serrota, clique aqui>Movimentação e Comércio no Mirante da Serrota

Para ler outras matérias sobre esta Sexta-Feira Santa, clique nos atalhos abaixo.
Clique>Mirante da Serrota recebe devotos de São Francisco de Assis na Sexta-Feira Santa
Clique>Flávio Henrique interpreta papel de Jesus Cristo durante Via Sacra e emociona os fiéis presentes
Clique>Pastoral da Juventude realiza Via Sacra Paixão e Morte de Jesus Cristo, e emociona fiéis
Clique> Procissão da Via Sacra e encenação da Paixão de Cristo têm cobertura do Blog de Assis Ramalho

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário