sexta-feira, maio 14, 2021

Bombeiros procuram pai, mãe e filha que foram soterrados por barreira em Jaboatão (PE); equipes acharam corpo de filho mais velho

Osvaldo, Sílvia, Otávio e Isabele ficaram soterrados por barreira, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Acervo de família/Reprodução

Mais de 12 horas após o deslizamento de barreira que provocou a morte de um adolescente de 16 anos, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, os bombeiros seguiam, na manhã desta sexta (14), em busca de dois adultos e uma criança, todos da mesma família. Pai, mãe e os dois filhos estavam na residência, em Cavaleiro, quando o ocorreu o desabamento, na quinta (13) (veja vídeo acima).

Na noite de quinta, os bombeiros informaram que dois corpos tinham sido localizados. Nesta sexta, no entanto, a corporação disse que havia encontrado apenas o adolescente, identificado como Otávio Pessoa de Siqueira.

Casa está com rachadura na área onde ocorreu o deslizamento da barreira que atingiu residência de família, em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Matheus Sampaio/TV Globo

O deslizamento ocorreu por volta das 18h, na 6ª Travessa Travessa Murilo Braga. Chovia muito no momento do acidente e o local está cheio de lama.

Os bombeiros procuram o pai do adolescente que morreu, o carregador Osvaldo Pessoa de Siqueira, de 39 anos, a mãe dele, a dona de casa Sílvia Regina da Silva, de 36 anos, além da irmã do rapaz, Isabele Pessoa de Siqueira, de 12 anos.

“A barreira caiu sobre a casa e atingiu quatro pessoas da mesma família. O casal e os dois filhos. O adolescente, infelizmente, foi encontrado sem vida”, afirmou o tenente dos bombeiros Lucas Araújo, que comandou a operação de resgate, no início da manhã

No início do resgate, na quinta, seis equipes dos bombeiros foram mobilizadas. Na manhã desta sexta, dois grupamentos estavam na área à procura dos desaparecidos.

Bombeiros fazem buscas em área em que barreira desabou e pessoas desapareceram em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, no sexta-feira (14) — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Uma das dificuldades enfrentada pelos bombeiros foi isolar o local do acidente As equipes de resgate contaram com o apoio da Polícia Militar para manter as pessoas afastadas da área.

"Tem muita gente curiosa querendo saber o que aconteceu. Temos que fazer a conscientização para mostrar que há riscos e eles não podem se aproximar”, afirmou.

Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura de Jaboatão disse que “lamenta a fatalidade ocorrida na noite de quinta-feira, no bairro de Cavaleiro, e se solidariza com a família nesse momento de perda”.

A administração municipal afirmou, ainda, que “providenciou todo apoio aos familiares, que também serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”.

Equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas.

Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. “Estas famílias também serão acompanhadas pela assistência social”, acrescentou a nota.

Nesta sexta, disse a prefeitura, a equipe da Defesa Civil estará no local para avaliar a situação de “forma mais minuciosa”.

Na quinta-feira, foram registrados mais de 200 milímetros de chuvas, em Jaboatão, volume equivalente à média de 30 dias do mês de maio e o maior nos últimos 20 anos, de acordo com a prefeitura.

Além desse caso, houve outros deslizamentos. Em Jardim Monteverde, onde cinco casas foram atingidas. Uma mulher sofreu ferimentos leves (veja vídeo acima).

De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil esteve no local e, de imediato, interditou dois imóveis que foram atingidos pelo deslizamento de barreira.

"Outros cinco imóveis serão novamente vistoriados amanhã [sexta], visto que os proprietários não se encontravam no local quando do atendimento à ocorrência junto à Defesa Civil", informou a administração municipal, em nota.

A orientação do órgão foi para que as pessoas buscassem acolhimento em casa de parentes, até a nova vistoria.

Ainda de acordo com a prefeitura, houve outro deslizamento com registro de ferimentos leves, em Sucupira.

Também por meio de nota, a administração municipal disse que o fato aconteceu na Rua Maria do Socorro Uchôa. "Uma criança sofreu ferimentos leves", informou o comunicado.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário