segunda-feira, agosto 03, 2020

Compesa reinicia obra de melhoria no abastecimento de água da Zona Norte do Recife


A Compesa está retomando as intervenções de grandes empreendimentos hídricos da Região Metropolitana do Recife. Uma delas é a obra de estruturação da rede de abastecimento de água de 14 bairros da Zona Norte do Recife, iniciativa que permitirá o fornecimento todos os dias para essas localidades. Os trabalhos foram iniciados em julho, na região do Mundo Novo 1, a exemplo das ruas principais, como Alto 13 de Maio e Vasco da Gama, e das vias locais, como as ruas Resplendor, Santinas, Monsenhor Teobaldo Rocha, Travessa Rosinha Vazantes, dentre outras, obedecendo todos os cuidados de distanciamento e de prevenção ao novo coronavírus. A Companhia pede a compreensão dos moradores e motoristas que trafegam na via para a realização dos serviços, que são imprescindíveis para a melhoria da distribuição de água nessa região.

Segundo o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo, o empreendimento faz parte de um importante projeto que vai melhorar a distribuição de água para os Morros da Zona Norte do Recife, um investimento de R$ 35 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal (FGTS) e Compesa, que irá beneficiar 142 mil pessoas. Serão contempladas as localidades de Nova Descoberta (parte), Alto José Bonifácio (parte), Mangabeira (parte) e Brejo do Beberibe (parte); Vasco da Gama, Alto José do Pinho e Morro da Conceição, Linha do Tiro (parte), Beberibe (parte), Porto da Madeira (parte), Alto Santa Terezinha (parte), Bomba do Hemetério (parte), Água Fria (parte) e Fundão (parte). A expectativa é finalizar todas as intervenções nessas áreas no final do próximo ano.

Entre as ações previstas estão a implantação de 64 quilômetros de novas tubulações e substituição de 20 quilômetros de antigas redes, além da implantação de dispositivos (válvulas) de controle efetivo da produção e distribuição de água. A rede será dividida em cinco setores de abastecimento e cada um será subdividido em zonas, de acordo com o patamar de pressão, melhorando o fornecimento de água para a população.

A obra ainda permitirá uma melhor gestão e controle de perdas nas unidades do sistema, como detalha Flávio. “A setorização vai equilibrar as pressões na rede, diminuindo os vazamentos e tornando o abastecimento mais contínuo e confiável, com a implantação de equipamentos de medição e controle, como medidores de vazão e válvulas redutoras de pressão. A meta é resolver o problema de abastecimento dos bairros, garantindo água com regularidade e pressões adequadas nas torneiras dos moradores”, explica.

Assessoria de Imprensa Compesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário