segunda-feira, maio 11, 2020

Bolsonaro anuncia academias, salões de beleza e barbearias como atividades essenciais

Fotos/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que assinou um decreto para incluir academias, salões de beleza e barbearias na lista de serviços essenciais. A intenção é que estas categorias sejam preservadas em decretos de restrição de circulação de governadores e prefeitos. Na semana passada, o presidente já tinha incluído construção civil e atividades industriais na lista.

- Saúde é vida. Academias, salões de beleza e barbearias foram incluídas em atividades essenciais - disse o presidente, ao retornar para o Palácio da Alvorada nesta segunda-feira.

Coronavírus: BH terá barreiras sanitárias e Kalil não descarta possibilidade de 'lockdown'

O presidente afirmou que o combate ao coronavírus precisa ocorrer "paralelamente" à questão do emprego.

- Vou repetir. Questão da vida do vírus tem que ser tratado paralelamente com o emprego - disse.

O presidente voltou a defender o isolamento vertical, o que restringiria a circulação apenas de pessoas em grupos de risco, como idosos e portadores de outras doenças como cadiopatias e diabetes. Ele negou que os decretos sobre atividades essenciais sejam uma tentativa de burlar as decisões de governadores e prefeitos sobre distanciamento social.

- Eu não burlo nada, saúde é vida - disse o presidente, afirmando ainda que "desemprego mata".

Questionado sobre a decisão do presidente de incluir academias de musculação e barbearias como atividades essenciais, Teich disse que não tinha conhecimento da medida e que ela não teria passado pelo Ministério da Saúde.

- Se você criar um fluxo que impeça que as pessoas se contaminem, se criar condições e pré-requisitos, você pode trabalhar retorno de alguma coisa. Agora, tratar isso como essencial, é um passo inicial, que foi decisão do presidente. Não passou pelo Ministério da Saúde. Não é decisão nossa. É atribuição do presidente - afirmou Teich.

Por O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário