sábado, julho 06, 2019

Festival de Inverno de Garanhuns terá campanha de combate às violações dos direitos das crianças e adolescentes


Programa Atenção Redobrada, desenvolvimento pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, ganha as ruas de Garanhuns durante o festival (Foto: Marcelo Vidal)

Com o objetivo de garantir os direitos da criança e adolescentes, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, ganha as ruas de Garanhuns com a campanha Criança é pra ser cuidada e protegida. Entre os dias 18 a 27 de julho, a cidade contará com ações do programa Atenção Redobrada, que é focado no enfrentamento ao abuso e exploração sexual, consumo indevido de bebidas alcoólicas, trabalho infantil, situação de rua, entre outras violações com o público infantil. Para isso, a SDSCJ realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, além de conselhos tutelares.

A expectativa da SDSCJ é realizar ações em 100 estabelecimentos comerciais de Garanhuns e distritos, abrangendo bares, hotéis, postos de gasolina, restaurantes e supermercados. “Esse trabalho tem o objetivo de promover a conscientização dos comerciantes em relação à proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, ao trabalho infantil e à violência sexual contra crianças e adolescentes. É uma determinação do governador Paulo Câmara que ainda antes, nossas equipes estejam na cidade. Durante todo o evento, em parceria com o município, haverá a conscientização de turistas e pernambucanos sobre a garantia desse público”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Em articulação com o município, a SDSCJ também garantiu a realização de uma blitz social que será realizada junto à Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Operação Lei Seca e Secretaria de Saúde de Pernambuco. “Ao Estado cabe, principalmente, dar todo o apoio, os materiais informativos que serão distribuídos à população e a formação das equipes técnicas para que atuem, junto ao município através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos”, completa o gerente de política para a criança, Macdouglas Oliveira.

Antes do início das festividades, será realizada uma oficina com os técnicos municipais a temática Prevenir para Proteger: Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Vale destacar que nos portais de entrada para o evento, haverá equipes para o controle de acesso de crianças, que devem estar acompanhadas pelos responsáveis.

CARAVANA

Durante o mês de julho, a Caravana do 13º do Bolsa Família, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, estará nos municípios do Agreste Meridional. Pelo menos nove cidades receberão informações do programa nos dias 22,24,25 e 26 de julho, esclarecendo detalhes sobre a iniciativa. A Caravana vai passar por Brejão, Bom Conselho, Capoeiras, Caetés, Angelim, São João, Lagoa do Ouro, Correntes e Saloá.

SEGMENTOS

Durante o mês de julho, a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais promove uma série de ações em Garanhuns com o objetivo de fortalecer os segmentos da sociedade. Entre elas, um debate sobre a criminalização da homofobia pelo STF, uma ação educativa de conscientização sobre o envelhecimento da população e as violações contra pessoa idosa, além de rodas de diálogo com comunidades quilombolas da cidade.

Imprensa SDSCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário