sábado, julho 06, 2019

Governo reitera compromisso com a agricultura familiar em evento da Fetape



Representando o Governo de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, esteve presente na assembléia geral ordinária do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), realizada na terça-feira (02) no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina. A abertura do evento reuniu, além de homens e mulheres do campo, autoridades estaduais e municipais, bem como representantes de pólos sindicais de todas as regiões do Estado e organizações parceiras da Fetape.

A agenda de trabalho do primeiro dia desta edição da assembléia contou com a apresentação do relatório da Reforma da Previdência pela Comissão da Assembléia Legislativa de Pernambuco; a análise atual da conjuntura política do País; apresentação das Oficinas de Base (datas e metodologias); informes sobre mobilização de recursos e organização da delegação da 6ª Marcha das Margaridas e ainda plenária com os sindicatos filiados à CUT sobre a realização de seu 13º Congresso Nacional. As atividades seguiram até quarta-feira (03).


A Fetape representa e coordena os agricultores e agricultoras familiares de todo o Estado. Fundada em 1962, é constituída por 179 Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Pernambuco. O gestor da pasta de Desenvolvimento Agrário reafirmou a parceria com a instituição, na discussão de estratégias para alavancar ainda mais a agricultura familiar. “A equipe da secretaria, suas vinculadas e a Fetape vêm mantendo diálogo constante com objetivo de transformar propostas em políticas de governo para atender aos agricultores e agricultoras familiares do nosso Estado”, afirmou Dilson Peixoto.

“O Governo Federal não prioriza os movimentos sociais nem os sindicatos, mas criminaliza, por isso precisamos nos unir para o fortalecimento do Estado, para que possamos ser cada vez mais fortes na economia e na agricultura como um todo”, pontuou a diretora presidente da Fetape, Cícera Nunes.

Participaram da abertura do evento os deputados estaduais Doriel Barros, João Paulo e Sivaldo Albino; representantes do gabinete do deputado Carlos Veras e do gabinete da secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro; o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha; o presidente da Contag, Aristides Santos; o presidente da Fetaepe, Gilvan Antunis; ocoordenador da ASA PE, Alexandre Pires; o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, e representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe): respectivamente o diretor presidente Altair Correia e o gestor de Assentamentos Estaduais Felipe Falcão; o secretário executivo de Agricultura Familiar (SEAF); Gleybson Neves; e demais autoridades.

Ascom Fetape
Foto: Edilson Júnior/SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário