Publicidade

Prefeitura alerta sobre aumento de trotes ao SAMU durante férias escolares em Petrolina


Neste início de ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina faz um alerta: durante as férias escolares aumenta o número de trotes na central de atendimento e embora a média de ligações falsas tenha caído nos últimos meses do ano passado, a preocupação continua.

De acordo com a coordenadora do SAMU de Petrolina, Cristiane Nunes, o objetivo do órgão é diminuir, cada vez mais, as chamadas falsas. “A nossa meta é sempre diminuir a quantidade dos trotes recebidos, então, precisamos continuar as ações educativas, para que as pessoas se conscientizem que esse tipo de atitude pode comprometer uma vida”, ponderou.

A redução no índice deve-se, segundo ela, às ações educativas do Projeto ‘Amigos do SAMU’ nas escolas, iniciado em agosto de 2018. “Além de realizar os atendimentos, nossos profissionais se dedicam a levar o assunto para dentro das escolas. Nas palestras eles fazem demonstrações de primeiros socorros e falam sobre a importância desse socorro às vítimas, enfatizando que o trote dificulta o trabalho das equipes”, explicou Cristiane.

No último ano, as escolas municipais que receberam as equipes do SAMU, atingiu mais de 1.000 alunos entre 6 e 13 anos da rede municipal. “Percebemos que quanto maior o número de escolas que recebem o projeto, menor o número de trotes recebidos”, afirmou Cristiane.

Fotos: Arquivo SESAU
Texto: Karem Moraes/Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

Comentários

Publicidade