sexta-feira, janeiro 11, 2019

MPPE, Univasf, Corpo de Bombeiros e Prefeitura se unem para salvar abelhas em Petrolina


A Prefeitura de Petrolina cumpriu recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e criou o SOS Resgate de Abelhas, dedicado a atender as solicitações de retirada de colmeias de abelhas na cidade. A medida visa evitar que as pessoas exterminem os insetos, prática que é considerada crime ambiental e que ameaça o bioma da caatinga, já que 80% das plantas da região dependem das abelhas para o processo de polinização.

A criação do grupo foi fruto do contato entre as 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina com o Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). De acordo com a promotora de Justiça Rosane Cavalcanti, o MPPE procurou a universidade em busca de apoio especializado para orientar município de Petrolina a fim de que o trabalho na remoção de colmeias de abelhas seja realizado visando protegê-las ao máximo, devido à sua importância no processo de polinização.

“O Cemafauna elaborou um termo de referência para a realização desse serviço e ofereceu capacitação aos integrantes do Corpo de Bombeiros, aos servidores públicos de Petrolina que foram escolhidos para fazer parte do SOS Resgate de Abelhas e até para dois servidores da própria Promotoria de Justiça. Com isso, a população estará protegida e as abelhas serão preservadas, já que são muito importantes para um meio ambiente equilibrado”, detalhou Rosane Cavalcanti.

Além da criação do SOS Resgate de Abelhas, ficou acertado ainda que os insetos serão transportados para apiários da Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp), também parceira da iniciativa, uma vez que a maioria dos insetos é da espécie Apis mellifera, adequada para produção do mel.

MPPE
Foto: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário