sexta-feira, janeiro 11, 2019

Salvador sediará primeira edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco


A primeira edição da Convenção Nacional dos Produtores de Coco será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro de 2019, no Auditório Rosa Abreu da Secretaria de Agricultura da Bahia. A Convenção é promovida pelo MOVIMENTO NACIONAL DOS PRODUTORES EM DEFESA DA CADEIA PRODUTIVA DO COCO. O evento reunirá produtores e pessoas ligadas à cultura do coco de dez estados brasileiros.

O encontro debaterá sobre a grave crise da cocoicultura brasileira que ora afeta mais de um milhão de pessoas envolvidas na respectiva cadeia produtiva. Esta crise é catalisada pelas importações desenfreadas de produtos derivados do coco por parte de grandes indústrias brasileiras. Tais derivados importados de coco, possuem baixa qualidade nutricional e alto potencial de contaminação microbiológica porque são resíduos de baixo valor em seus países de origem.

O pior é que tais importações contam com a anuência das autoridades de diversas esferas de governo estaduais e Federal. Tais indústrias contam com significativos benefícios fiscais concedidos em troca de ações de estimulo à produção local. No entanto, a realidade é outra. Tais industrias, desativaram as unidades de extração e processamento e agora apenas reembalam a matéria-prima importada adquiridas a preços muito baixos e são vendidos no mercado brasileiro como sendo produtos fabricados no Brasil originado nas fazendas brasileiras. Tal prática, força o preço pago ao produtor brasileiro a valores abaixo do custo de produção. Já o produto de exportação para países como EUA, usa matéria-prima brasileira extraída dos coqueirais brasileiros.

O evento culminará com a fundação da APROCOCO – Associação Nacional dos Produtores de Coco, no dia 17/01/2019 às 9:00h, no Auditório da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, entidade, localizada à 4ª Avenida Centro Administrativo da Bahia - Centro Administrativo da Bahia, Salvador – BA.

A APROCOCO será a instituição vinculada à Cadeia Produtiva que irá desenvolver ações de regulamentação da qualidade dos produtos de coco junto às autoridades sanitárias brasileiras e de defesa do consumidor, dentre outras.

Unidade Responsável: SEAGRI - BA

Datas e horários:
》17/01 das 09 às 17 h;
》18/01 das 09 às 13 h.

PROGRAMAÇÃO

:: Dia 17/01/2019 (9-17 h) ::
Abertura Solene
(Representantes da Frente Nacional em Defesa da Cadeia Produtiva do Coco)
Panorama da Cadeia Produtiva do Coco no Brasil
(Renato Moreira, MsC)
Associativismo & Cooperativismo – Um Meio para Superar Desafios da Comercialização
OCB – Organização das Cooperativas do Brasil

Associação Nacional dos Produtores de Coco (APROCOCO) – Moldando o Futuro da Cadeia Produtiva do Coco
(Reinaldo Nascimento, Presidente da Asbacoco)
Objetivos
Benefícios ao Associado
Estrutura
Custeio
Eixos Temáticos de Atuação
Abertura da Assembleia Geral
Eleição da Diretoria
Grupos Temáticos de Trabalho – Construção da Agenda 2019
- Dinâmica de Ideação de temas -
Regulamentação de Mercado
Demandas Tecnológicas
Desenvolvimento de Novos Mercados
Captação de Recursos

:: Dia 18/01/2019 (9:00 – 13:00 h) ::

Assinatura da ATA DE FUNDAÇÃO
(Sócios Fundadores Presentes)
Apresentação das Consultas dos Grupos de Trabalho
(Líderes dos Grupos de Trabalho)

ENCERRAMENTO

Promoção: MOVIMENTO NACIONAL DOS PRODUTORES EM DEFESA DA CADEIA PRODUTIVA DO COCO

Público-alvo: Grandes e Médios Produtores Rurais e Cooperativas, Profissionais ligados à inovação, Pequenos Produtores Rurais e Cooperativas, Comunidade Científica e Acadêmica, Institutos de Pesquisa Agropecuária

Apoio: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rodelas – BA (SEAMA) e Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI – BA)

Para mais informações sobre o evento e inscrições enviar email para aprococo@gmail.com ou ligar para os telefones 71-98181-0608 | 75-98863-0970

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário