quinta-feira, abril 12, 2018

Ana Maria Machado e autores consagrados debatem temas polêmicos e censura em livros infantis em live do Facebook

Evento promovido pela Ed. Moderna acontecerá no próximo sábado, 14

O livro infantil e a abordagem de determinados temas com as crianças, vez ou outra, ganha espaço em rodas de conversas e debates nas redes sociais. O que é apropriado ou não para os jovens leitores é uma preocupação tanto dos pais quanto das casas editoriais. Pensando nisso, a Editora Moderna realizará no dia 14 de abril, o debate "A literatura no século XXI", em Salvador (BA), que reunirá diversos autores para discutir tópicos como "Há temas impróprios para esses livros?" e "Qual é o limite entre o cuidado e a censura?".

O encontro contará com a presença de grandes nomes da literatura infantojuvenil, como Ana Maria Machado, uma das principais autoras brasileiras, com mais de 40 anos de carreira e que já recebeu o maior prêmio literário nacional, Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra; Ilan Brenman, autor de livros como Papai é meu (Ed. Moderna), colunista da Revista Crescer e também da Rádio CBN com dois boletins semanais sobre Literatura e Educação; Ricardo Azevedo, escritor e autor da coleção Zé Valente(Ed. Moderna), pesquisador na área de cultura popular e palestrante sobre o uso da literatura de ficção na escola; Lourdes Atié, socióloga e pós-graduada em Educação, uma das autoras do Almanaque dos contos de fadas (Ed. Moderna); além de Marcos Ribeiro, professor, palestrante e consultor na área de educação sexual, autor de livros como Adolescente – Um bate-papo sobre sexo e Menino brinca de boneca?, ambos publicados pela Editora Moderna.


Na ocasião, os convidados falarão sobre as suas experiências e opiniões sobre temas como a liberdade de expressão na literatura; o que significa ler um texto: concordar inteiramente com ele ou ter espaço para "discutir" com o que está escrito?; as crianças são capazes de participar desse tipo de discussão?; a leitura de determinados assuntos pode prejudicar seu desenvolvimento?; e os problemas como os assuntos tabus: sexo, drogas, religião, violência, entre outros.

O evento terá transmissão ao vivo via Facebook da Editora Moderna e o público poderá participar e interagir com os debatedores enviando suas perguntas via rede social.

Serviço:
Data: 14/04
Horário: Das 9h às 12h
Facebook: Editora Moderna - http://www.facebook.com/editoramoderna/

Sobre a Moderna
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso dessa ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Weber Shandwick Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário