sexta-feira, junho 30, 2017

União Europeia é assunto do Ponto a Ponto deste sábado


As incertezas provocadas pelo início da saída do Reino Unido da União Europeia, formalizada no último 29 de março, marcou a história do bloco. O país foi o primeiro dos 27 integrantes a começar o processo de retirada da UE, que completou 60 anos. Para discutir esse e outros assuntos correlacionados, como o fenômeno Macron, presidente eleito da França – que divide o socialismo francês – o convidado do Ponto a Ponto deste sábado (1º) é o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro. A entrevista, com a jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda, vai ao ar à meia-noite, na BandNewsTV.

O programa gira em torno da força que o projeto da União Europeia ganhou ao longo do tempo, a Política de Imigração do bloco, a crise econômica e o desemprego, além das prioridades dos cidadãos para os próximos anos.

A discussão sobre o plano da primeira-ministra Theresa May para os 3,2 milhões de europeus que vivem em solo britânico e quase 1,2 milhão de britânicos em território da comunidade gera um nível de insatisfação crescente dos próprios europeus. De acordo com pesquisa realizada pela Ipsos, do dia 17 de fevereiro a 3 de março de 2017, ouvindo 18.021 pessoas de 25 países, 57% responderam que " o rumo da UE está indo na direção errada", enquanto 21% responderam "direção certa". O número de pessoas que não souberam responder a pergunta foi em torno de 22%. No domingo, o Ponto a Ponto ganha reprise às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário