quarta-feira, março 22, 2017

Na Alepe, Terezinha exalta o dia internacional da Síndrome de Down na Alepe

Terezinha Nunes (Foto: Henrique Genecy/Alepe)

A deputada Terezinha Nunes (PSDB), que assume em abril a presidência da recém criada Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down durante a reunião plenária desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Além do Brasil, outros 40 países reverenciam a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006.

Segundo Terezinha a inclusão da pessoa com Síndrome de Down é o grande desafio da sociedade atual. “O debate está em como podemos promover a integração para a pessoa com deficiência em nossa sociedade. O atendimento a elas é um grande desafio para a rede de atendimento de saúde de nosso estado. A grande lacuna está nos municípios do interior. Apesar dos esforços, 12 GERES (Gerências Regionais de Saúde) são insuficientes para atender a população e esses casos de microcefalia desnudaram todas essas lacunas”, afirmou.

Embora não exista ainda no País uma estatística específica sobre o número de brasileiros e brasileiras com Síndrome de Down, uma estimativa feita com base na relação de um para cada 700 nascimentos - cerca de 270 mil pessoas são detectadas com a síndrome. No último Censo do IBGE, em 2010, 45 milhões de pessoas disseram possuir alguma deficiência, sendo que 2,6 milhões declararam ter deficiência intelectual.

Assessoria de Imprensa deputada estadual Terezinha Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário