sexta-feira, março 03, 2017

Lula cobra paternidade da Transposição do São Francisco


De um lado, o presidente Michel Temer (PMDB) se movimenta para ficar com a imagem ligada às obras de segurança hídrica no Nordeste, para melhorar a popularidade na região. Do outro, nos últimos dias, o ex-presidente Lula (PT) parece ter adotado a mesma estratégia de comunicação, mas cobrando a paternidade da Transposição do Rio São Francisco. O petista, que tem planos de se candidatar novamente ao cargo em 2018, tem publicado vídeos de moradores do Sertão pernambucano agradecendo a ele e a Dilma Rousseff (PT) por terem iniciado a obra, há dez anos.

Um vídeo publicado na página de Lula nessa quarta-feira (1º) mostra imagens do militante petista Sérgio Urt, candidato a vereador do Recife no ano passado, em selfie apresentando uma estação elevatória próximo ao município de Petrolândia. “Isso aqui são obras que Lula projetou, Dilma realizou”, diz. “Isso aqui é realidade, o que eles fizeram realizaram para o povo brasileiro, então a gente deve dar toda a confiança para eles. Isso é uma verdade que merece ser levada para o futuro, com Lula em 2018.” O homem conclui o vídeo falando a hashtag que o ex-presidente tem usado em publicações sobre a transposição, afirmando: “o Sertão vai virar mar”.

Entre outros posts sobre programas implantados na gestão de Lula, aparecem mais vídeos sobre a transposição – sempre com o mesmo perfil. “O sonho começa a se concretizar”, diz um vídeo registrado em Custódia (PE). Esse material já explica o percurso final da água até Monteiro, na Paraíba, onde a água deve chegar ainda este mês. “Os moradores da região vão à ‘praia’ e divertem na transposição, que vai levar água a regiões que sempre tiveram de conviver com a tragédia da seca”, afirma outro post.


Os últimos vídeos foram já em Sertânia, aonde a água chegou na última sexta-feira (24), antes do Carnaval. “Em dezembro de 2010, Lula afirmou: ‘O sertão nunca mais voltará a ser motivo de estudos sociais para medir a fome e a miséria. O sertão vai fazer parte do Brasil desenvolvido’. E assim será”, diz uma das publicações no Facebook.

Agora, faltam 53,5 quilômetros para que o eixo leste, que faz a captação no reservatório de Itaparica, em Floresta (cidade de Pernambuco também publicado na página de Lula no Facebook), leve a água do São Francisco até o município paraibano. Depois, a água seguirá pelo Rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande, também na Paraíba. Para chegar até lá, a água ainda tem que passar por dois reservatórios.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 96,89% do eixo leste estão concluídos até agora. A construção do canal da transposição começou em 2007, ainda no governo Lula (PT), com previsão inicial de acabar três anos depois.

Via Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário