quinta-feira, março 23, 2017

Ações de acesso à água e conservação de recursos hídricos marcam Dia Mundial da Água na Codevasf no Piauí

Foto: Frederico Celente/Codevasf

Em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março, a Superintendência Regional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) no Piauí preparou uma programação especial. A partir desta quarta-feira (22) até sexta-feira (24), serão realizadas exposições e palestras sobre ações da empresa que visam o acesso à água, com destaque para o programa Água para Todos, além de campanhas de conscientização para uso racional dos recursos hídricos. As atividades serão realizadas na sede da Companhia no estado, em Teresina (PI).

A programação começa nesta quarta-feira (22) com a abertura de uma exposição, no hall de entrada da Superintendência da Codevasf, sobre as ações desenvolvidas pela empresa no âmbito do Programa Água para Todos, com a apresentação de fotos, banners, maquete, cartilhas e outros materiais de divulgação do programa. No mesmo espaço acontecerá a exposição de painel sobre a diversidade hídrica da bacia hidrográfica do rio Parnaíba. As exibições, abertas ao público, terminam na sexta-feira (24).

Para explanar sobre o Água para Todos no Piauí, o coordenador regional do programa, Márcio Leite de Melo, proferirá uma palestra apresentando o andamento e os resultados das ações, na quarta-feira, a partir das 15h15. “Estão sendo investidos no Piauí, por meio das ações do Água para Todos, cerca de R$ 210 milhões”, afirma Melo.

Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, o programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

No Piauí, as ações do programa incluem a instalação de cisternas de consumo, barreiros e sistemas simplificados de abastecimento de água. “No período de 2012 até fevereiro deste ano, já foram instaladas 23 mil cisternas, em 74 municípios. Já o número de barreiros implantados, até o momento, totaliza 61 em 47 municípios. Quanto aos sistemas simplificados de abastecimento de água foram concluídos um total de 14, beneficiando 11 municípios”, explica Melo.

Mais atividades

Também como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira, será realizada uma campanha de sensibilização quanto a substituição de copos descartáveis por recipientes duráveis. Serão distribuídas canecas térmicas para todos os empregados, enviadas pela Codevasf-Sede.

E na quinta-feira, dia 23, acontecerá uma palestra sobre a importância da conservação dos recursos hídricos, na localidade Sítio do Meio, município de Lagoa do Barro do Piauí, a cargo de José Orlando Oliveira, da Gerência Regional de Revitalização da Codevasf no Piauí. “Essa apresentação vai ser importante, pois mostraremos dados referente a quantidade de água potável na região; o uso adequado e inadequado com suas consequências, como poluição e doenças, bem como algumas ações que a Codevasf realizou na comunidade e em outras regiões do estado do Piauí”, esclarece Oliveira.

ONU foca no tema "Águas residuais"

Mais de um quarto das mortes de crianças com menos de cinco anos, em todo o planeta, são causadas por fatores ambientais como poluição, falta de saneamento e uso de água imprópria para o consumo. Anualmente, 1,7 milhão de meninos e meninas nessa faixa etária, em todo o mundo, morrem porque vivem em locais insalubres. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) - braço da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda segundo a ONU, mais de 80% do esgoto produzido pelos seres humanos volta à natureza sem ser tratado. Para beber, cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes, o que as coloca em risco de contrair cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite. Atualmente, há mais de 663 milhões de pessoas sem acesso a fontes de água potável perto de onde moram.

Para reverter esse cenário e garantir a utilização sustentável dos recursos hídricos, as Nações Unidas chamam governos, o setor privado e a sociedade civil a se mobilizarem contra o desperdício de água. Feito por ocasião do Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março, o apelo da ONU convoca países a implementarem políticas eficazes de saneamento, além de solicitar mudanças de hábito a todos os habitantes do planeta Terra.

A organização internacional aponta que as chamadas águas residuais – recursos hídricos utilizados em atividades humanas, tornando-se impróprios para o consumo – podem ser reaproveitadas na indústria, em setores que não precisam tornar a água potável para utilizá-la como insumo. É o caso de sistemas de aquecimento e resfriamento.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário