sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Petrolândia: Reunião define data de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Fotos: Assis Ramalho


Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte indevido de embalagens vazias de produtos químicos usados por produtores rurais no município de Petrolândia, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu reunião com representantes da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), responsável pela Unidade Central de Recebimento de Embalagens - Inpev, do IPA, da ADAGRO, da CHESF, da PLENA e revendedores de produtos agropecuários em Petrolândia.

No encontro realizado na tarde dessa quinta-feira (16), na sala de reuniões da Prefeitura de Petrolândia, a meta foi traçar a estratégia de recolhimento das embalagens vazias. 

Após discussão do tema, foi decidido que a ação de recolhimento acontecerá nos dias 28 e 30 de março, em locais já escolhidos, porém ainda é necessária a aprovação da Adagro para os locais indicados, logo após serão divulgados os postos de recebimento do material.

Os defensivos agrícolas são produtos utilizados na agricultura para controle de infestação de insetos, doenças ou plantas daninhas. Se descartados de forma inadequada no meio ambiente, geram resíduos sólidos e podem provocar contaminação ambiental.

Ver fotos>Reunião da SEAMA

Instruções para o descarte correto de embalagens de agrotóxicos

O Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) alerta aos produtores que, antes de entregarem as embalagens nos locais destinados, tomem cuidados como: esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador; adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume; tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos; despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador e repetir o procedimento por três vezes; inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo; e armazenar as embalagens em local apropriado até o momento da devolução.

Na central onde o produto é recebido, o rótulo é retirado e é realizada a classificação das embalagens. Depois desse processo, o material é prensado e encaminhado a uma empresa de reciclagem ou a um incinerador, indicados pelo Inpev.

O produtor que não fizer a devolução das embalagens pode ser autuado e receber multa – e ainda, em alguns casos, ser processado por crime contra o meio ambiente.

Blog de Assis Ramalho, com informações da Inpev
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário