quarta-feira, janeiro 18, 2017

Previsão de chuva no Ceará é a melhor desde 2012, diz Funceme


O prognóstico de chuva para o Ceará na estação de fevereiro, março e abril de 2017 é o melhor desde 2012, primeiro ano da pior seca já registrada no estado. A maior probabilidade (40%) é de que o volume de chuva fique próximo à média histórica, que é de 800 milímetros durante o ano.

A última vez que choveu acima disto foi em 2011, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anotou 1.034 milímetros no acumulado de 12 meses. Em 2016, a Funceme havia divulgado 65% de chances de chuva abaixo da média para os mesmos meses.

Ainda de acordo com o prognóstico, há 30% de chance de as chuvas na estação chuvosa de fevereiro, março e abril de 2017 ficarem abaixo da média e outros 30%, acima da média histórica.

 "Com certeza é o melhor prognóstico dos últimos anos, o melhor desde 2012. Porém, as chuvas que caem e que podem cair são insuficientes para ajudar as bacias hidrográficas", avalia a chefe do núcleo de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Ainda de acordo com a meteorologista, em 2017 não ocorreu o fenômeno El Niño, que reduz as possibilidades de chuva no Nordeste brasileiro; no entanto, e o La Niña, que aumenta as chances de precipitação na região, perdeu força.

Baixa reserva
Apesar do prognóstico, o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, prevê dificuldades no decorrer do ano. De acordo com ele, ações emergenciais devem continuar por parte do Governo do Ceará.

“Nós temos sempre nos preocupado com a situação, vamos estabelecer ações que sejam emergenciais e continuar com as ações estruturantes. Vamos continuar com as ações, tanto de gestão da oferta como a demanda como ampliação da infraestrutura hídrica para buscar novas fontes de água. Explorar fontes alternativas de água e procurar mais água subterrânea”, explicou.

Sobre um possível racionamento de água rígido, Teixeira disse que é "cedo" para confirmar a medida e espera estudar a possibilidade com o Governo do Estado e com a Funceme.

“Por enquanto, as medidas implementadas respeita dá mais eficiência na gestão da oferta e na gestão da demanda de água. Nós vamos continuar com essa política. Estamos cortando água, mas de forma inteligente."

Pior seca desde 1910
O Ceará enfrentou, em 2016, o quinto ano seguido de seca, considerada a pior seca prolongada desde 1910. Conforme a Funceme, não há registros de seis anos consecutivos de seca no estado.

Entre 1910 e 2016 somente em duas ocasiões o Ceará teve cinco anos consecutivos de seca: de 1979 a 1983 e de 2012 a 2016. Esse levantamento foi realizado pelo meteorologista David Ferran, da Funceme.

O Ceará dispõe de somente 6,4% de água disponível nos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Há um ano, no dia 18 de janeiro de 2016, os reservatórios estavam com 12,8% da capacidade total.

Apesar das chuvas registradas em janeiro, chamadas de chuvas de pré-estação, não há relação com a quadra chuvosa, já que diferentes sistemas atuam na formação de nuvens de chuva sobre o estado. "Se fosse assim, janeiro de 2016 tinha indicado uma boa quadra chuvosa, e não foi isso que aconteceu", reforça o presidente da Funceme.

G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário