segunda-feira, outubro 24, 2016

Estrela ensina a preparar almoço de segunda-feira reaproveitando os pratos de domingo

Informe publicitário

Entre na campanha contra o desperdício de alimentos e aprenda a preparar novos pratos nutritivos e coloridos

Domingo é dia de fartura! As famílias se reúnem na cozinha, para preparar um delicioso almoço e relaxar, mas quase sempre guarda o que não consumiu na geladeira. Por isso, segunda-feira acaba sendo um dia de reciclar comida. Mas as donas de casa não querem apenas esquentar os pratos: elas usam a criatividade para transformar o que sobrou em receitas frescas e caprichadas. Para te dar uma mãozinha, a Marca Estrela ensina duas receitas que podem ser feitas com o que sobrou do frango assado, do churrasco ou do prato de carne dominical: Espaguete ao Creme de Milho com Carne e Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes.

Reaproveitar os alimentos em novas receitas não faz bem apenas ao bolso. É bom também para o planeta. De acordo com pesquisa divulgada pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, estamos entre os 10 países que mais perdem e desperdiçam alimentos: cerca de 41 mil toneladas por ano. É um desperdício que começa na colheita, passa pela distribuição e varejo e termina na nossa geladeira, com as comidas que são guardadas e acabam não sendo reaproveitadas.

Pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostra que um dos motivos é o preparo abundante de comida, pois somos um povo hospitaleiro e sempre há lugar para mais um em nossa mesa.

Por isso, a Marca Estrela, que foca na otimização da economia doméstica, dá várias dicas para reduzir o desperdício em sua casa e preparar sempre pratos deliciosos.

· Os alimentos que não foram consumidos no almoço ou jantar devem ir à geladeira em potes limpos e bem fechados. Jamais guarde a comida na panela ou em vasilhas abertas.

· Pratos prontos como massas, arroz e feijão podem ser guardados por até três dias na geladeira, ainda que contenham frango ou carne já preparados. Pratos prontos à base de peixes ou frutos do mar, no entanto, devem ser consumidos no máximo um dia após o preparo.

· Carnes cruas, incluindo aves e peixes, perdem a validade em dois dias. Por isso o melhor é congelar o que você não vai usar.

· Coloque ordem na geladeira: os produtos mais perecíveis, como queijos, laticínios e carnes, devem ser colocados na prateleira superior, que é mais gelada. Logo abaixo você pode guardar as comidinhas prontas, em potes tampados. Frutas e vegetais resistem bem na gaveta de legumes, mas devem ser lavados em água corrente antes de guardados. E, atenção: os ovos devem ser guardados na prateleira de perecíveis, não na porta do refrigerador, pois assim duram mais tempo.

· As massas são muito versáteis para criar novos pratos a partir de sobras. Escolha sempre uma proteína (carne, peixe ou frango) e quantos vegetais quiser, como milho, tomate, cenoura e abobrinha, para o prato ficar colorido e nutritivo, contanto com todos os grupos de alimentos que uma refeição completa deve ter.

Como fazer Espaguete ao Creme de Milho com Carne

Ingredientes:
1 embalagem de Espaguete Estrela (500g)

Para a carne de panela desfiada:
½ kg de carne bovina (sugestão acém)
1 tablete de caldo de carne
1 cebola média picada
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 folhas de louro
1 colher (chá) molho de pimenta
Manjericão fresco e pimenta-do-reino à gosto

Para o creme de milho:
400g de creme de leite
1 lata de milho verde
1 vidro de mini espiga de milho (opcional)
Queijo parmesão ralado

Como fazer

Passo 1 - Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem até ficar “al dente” e reserve.

Passo 2 - Retire todo excesso de gordura da carne, corte em cubos grandes e reserve. Frite em uma panela de pressão, a cebola e o alho no azeite. Deixe dourar.

Passo 3 - Dissolva o tablete de caldo de carne e junte a carne, as folhas de louro e o molho de pimenta, acrescente água quente até cobrir a carne, junte o manjericão e a pimenta-do-reino a gosto.

Passo 4 - Acerte o sal e cozinhe na pressão por 30 minutos até a carne ficar bem macia e a ponto de desfiar. Após o cozimento da carne, abra a panela com cuidado, desfie um pouco a carne, junte o creme de leite e o milho. Misture bem. Aqueça e reserve.

Passo 5 - Sirva com espaguete bem quente, polvilhando queijo parmesão ralado e enfeitando com mini milhos e salsinha.

Rendimento: 6 a 8 porções

Como fazer Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso Estrela (500g)
½ kg de filé de frango, em tirinhas
2 colheres (sopa) de óleo de canola ou soja
4 dentes de alho, picados
10 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
2 folhas de louro
2 xícaras (chá) de mini cenouras
5 buquês de brócolis
1 abobrinha média, em cubos
50g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Como fazer:

Passo 1 - Numa tigela média, junte o frango e tempere com sal.

Passo 2 - Numa panela média, aqueça o óleo, refogue o alho, acrescente o frango e deixe fritar até dourar.
Passo 3 - Junte os tomates, as folhas de louro e deixe cozinhar até o tomate ficar macio.

Passo 4 - Acerte o sal, retire as folhas de louro e reserve.

Passo 5 - Numa panela média, junte as cenouras, o brócolis, a abobrinha e deixe cozinhar em água e sal até ficaram macios, escorra e reserve.
Passo 6 - Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Passo 7 - Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de tomate com frango, os legumes e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

Passo 8 - Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.

Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para crianças com excesso de peso.

Rendimento: 6 porções

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Estrela: 0800-7073170
www.marcaestrela.com.br
www.facebook.com/OficialEstrela

Sobre a Estrela

A Estrela pertence ao portfólio de marcas da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Possui mais de 30 produtos em massas e biscoitos que deixam as refeições muito mais saborosas desde a hora do café da manhã até o jantar. Destaque para as linhas de massa de sêmola, com cinco tipos de corte, e que agradam a toda a família; biscoitos recheados Disney, sortidos e salgados, como Cream Cracker, para consumir a qualquer hora e em qualquer lugar.

Sobre M.Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário