sábado, agosto 27, 2016

Vara Regional da Infância da Juventude lança projeto Previne voltado às escolas públicas de Petrolina


Nesta quinta-feira (25/8), no auditório da Justiça Federal, a Vara Regional da Infância e Juventude da 18ª Circunscrição Judiciária promoveu o lançamento do projeto Prevenção da Violência nas Escolas (Previne). O evento visa a capacitar voluntários para atuação em comitês, os quais devem trabalhar a mediação de conflitos nas escolas estaduais de Petrolina.

Os comitês serão formados por um gestor da escola, por representantes dos pais, dos alunos e da Vara regional da Infância e Juventude. Até o final do ano, a equipe fará um levantamento dos principais problemas enfrentados nas escolas, como evasão, violência, bullying e indisciplina.

No evento, foram ministradas palestras sobre os aspectos jurídicos da mediação, combate ao uso de drogas, bullying, redes sociais e medidas preventivas no ambiente escolar. Cerca de 30 escolas estaduais confirmaram participação voluntária no projeto, que deve se estender às demais até o início de 2017.

Cartilha – Também na quinta (25/8), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) fez o lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça na Escola, em Petrolina. Foram distribuídas 100 cartilhas para crianças do 6º e 7º anos da Escola Eduardo Coelho, no bairro São José.

O objetivo é estimular o contato do Judiciário com professores e alunos do ensino fundamental, além de apresentar noções de cidadania e justiça por meio de uma linguagem didática. A cartilha traz ilustrações infantis e lúdicas sobre temas como bullying, Lei Maria da Penha, meio ambiente, relações afetivas, alienação parental e guarda compartilhada.

O evento ocorre sob a coordenação da vice-presidente da AMB, Natir Weber, e com a participação do presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), desembargador Antenor Cardoso, e do juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar.

Eduardo Gomes/TJPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário