sábado, agosto 13, 2016

Ação coletiva reestrutura espaço comunitário na Rocinha no Rio de Janeiro

A partir de uma parceria entre Airbnb, Atados e Favela Verde, anfitriões do Airbnb e moradores da comunidade Vila Laboriaux se unem para criar espaço diferenciado para crianças e idosos

O Airbnb, a maior comunidade de hospedagem alternativa do mundo, em parceira com a Atados, plataforma que une voluntários a projetos sociais e Favela Verde, ONG local que visa participação social e sustentabilidade urbana, engajaram anfitriões e moradores da comunidade Vila Laboriaux em prol da restauração do espaço Caixinha, local de convívio e lazer na comunidade. O projeto durou cerca de três meses, entre o planejamento e a execução, e teve um desfecho surpreendente num dia de atividades na comunidade.

A iniciativa do projeto partiu do Airbnb, que já tem o fator humano enraizado em seu time e cultura, e após o sucesso das edições anteriores de projetos comunitários realizados pelo time do Brasil e também pelo global em diversas épocas do ano. A parceria com a Atados, plataforma que faz a ponte e organiza projetos entre empresas e instituições de impacto social, contribuiu para que fosse encontrado o projeto da ONG Favela Verde, ideal para a ação. A Vila Laboriaux faz parte da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e o espaço escolhido tem uma vista maravilhosa para a cidade.

“A ação possibilitou que nossos anfitriões e parceiros do Airbnb no Rio de Janeiro deixassem um legado importante para os moradores da Vila Laboriaux, com a revitalização das fachadas das casas, construção da horta, espaço de cinema e a aplicação de grafites. Coisas que realmente farão a diferença e permanecerão na comunidade", afirma Leo Tristão, Diretor Geral do Airbnb Brasil, que também participou da ação. “A integração dos moradores da comunidade com nossos anfitriões foi incrível, sem eles jamais conseguiríamos realizar essa ação."

Participaram mais de 150 pessoas entre funcionários do Airbnb e anfitriões do Rio de Janeiro, voluntários da Atados e da Favela Verde, além da própria comunidade local. No dia foi entregue um painel de grafite lindo, realizado pelo artista local Wark da Rocinha, mobiliário urbano para contemplar a beleza visual, uma horta comunitária e toda revitalização do espaço.

A ONG Favela Verde, que atua na comunidade da Vila Laboriaux, já tinha desenhado em planos futuros o desenvolvimento de um espaço livre, algo que é muito difícil de se encontrar em comunidades. “O Projeto Caixinha concretizou um desejo dos colaboradores e moradores da comunidade, plano que já estava sendo discutido há algum tempo, mas faltavam recursos”, comenta Eva Vila Seca, cofundadora da ONG Favela Verde. “A parceria foi um impulso muito forte para a viabilização do projeto”, completa.

Esse projeto não teve só como beneficiada a comunidade local, todos os envolvidos se sentiram transformados e gratificados pela experiencia. "A mobilização em torno do Espaço Caixinha foi uma pequena revolução. Em um dia mais de 150 pessoas, moradores da Rocinha e de outros cantos do Rio, se uniram para trazer cor, flores, plantas e construir coletivamente um espaço de uso público já demandado pela população local", relatou Rosa Richter Diaz da Atados. “A contribuição de tempo e de esforço é muito pequena com o que se ganha em troca, o carinho e a vida que mudamos”, finalizou Bia Souza, anfitriã do Airbnb.

Sobre o Airbnb
Fundado em agosto de 2008 e sediado em São Francisco, na Califórnia, o Airbnb é uma plataforma que administra uma comunidade confiável para que as pessoas anunciem, descubram e reservem espaços diferenciados pela Internet (via computador, tablets ou por celular). Seja um apartamento por um dia, um castelo por uma semana, uma vila por um mês, o Airbnb conecta pessoas em experiências de viagem únicas, a qualquer faixa de preço, em mais de 34.000 cidades e 191 países. Com serviços globais de atendimento a clientes e uma comunidade de usuários crescente, o Airbnb é a solução para as pessoas monetizarem seus espaços extras e mostrá-los a uma plateia de milhões de pessoas.

Sobre Atados
O Atados é uma plataforma que une voluntários a projetos sociais através do site (www.atados.com.br). A ONG surgiu em São Paulo, há 4 anos, e também está presente em Brasília e Curitiba, com uma rede de 40 mil pessoas, 400 ONGs e 30 empresas. A sede carioca foi lançada em dezembro de 2015 e já faz parceria com 90 projetos aqui no Rio de Janeiro.

NR-7 Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário