quarta-feira, junho 15, 2016

Recife tem fiscalização e distribuição de folders educativos no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Nesta quarta-feira, 15, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o governo do estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Executiva de Direitos Humanos, realiza, a partir das 8h, atividade educativa com a distribuição de folders no Terminal Integrado Joana Bezerra; e fiscalização em Instituições e Longa Permanência, ILPI's, no Recife e RMR. O objetivo é reforçar a atenção da sociedade para o público idoso, de forma que sejam garantidos os seus direitos na sua integralidade, e um tratamento digno e respeitoso.

Participam da fiscalização profissionais do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, CIAPPI; Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura; Procon; MP; Delegacia do Idoso; Gerência de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa, Vigilância Sanitária Estadual e Conselho Estadual do Idoso.

De acordo com o CIAPPI, as visitas serão pautadas na observação técnica, sob a ótica da violação aos Direitos Humanos e especificidades dos serviços. Serão observados como anda o funcionamento das ILPI's, o tratamento dado ao idosos nesses locais, e todo o trabalho desenvolvido.

Entre as questões verificadas, segundo a secretária executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes, estão: a existência de violação por parte da família ou da instituição; abandono da pessoa idosa por longos períodos; apropriação dos proventos; e respeito as regras, no que se refere às restrições de dietas alimentícias e iniciativa de automedicação.

Após as visitas, será feito relatório sobre as necessidades de adequação, e os profissionais que atuam na instituição serão orientados para qualificar o serviço. No total, 04 ILPI's serão fiscalizadas nesta semana.

Após 30 dias, uma nova fiscalização será realizada nos locais para verificar se as adequações foram atendidas, melhorando a qualidade dos serviços. De acordo com o IBGE, no ano de 2025 as pessoas idosas representarão 15% da população.

Serviço: Campanha de Conscientização - Dia Mundial de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa
Data: 15 de Junho
Locais: Terminal Integrado de Joana Bezerra - Distribuição de folders educativos

Instituição de Longa Permanência - O local será divulgado no dia da ação.

Horários: 08h Distribuição de folders educativos
09h Fiscalização ILPI's

Nenhum comentário:

Postar um comentário