quarta-feira, junho 15, 2016

Núcleo Regional da DPPE em Salgueiro é inaugurado e Defensor Público-Geral é agraciado com Título de Cidadão Salgueirense


A presença de Defensores Públicos, Subdefensores, demais Autoridades, além de servidores e familiares, engrandeceu uma das inaugurações mais aguardadas da Defensoria Pública no interior do Estado: o Núcleo Regional de Salgueiro. A solenidade comandada pelo Defensor Público-Geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto, foi uma das mais prestigiadas desde o início de sua gestão, em maio de 2014. Localizado no Sertão Central, o município de Salgueiro fica a 513 Km da Capital pernambucana e conta com uma população deAproximadamente 59.037 habitantes, segundo dados do IBGE. O Núcleo fica na Rua Ermírio Ribeiro, nº 357, bairro Nossa Senhora das Graças, próximo a Escola Estadual José Vitorino de Barros. A Banda Marcial Professor Urbano Gomes, formada por adolescentes e regida pelo Maestro Rafael Lima recepcionou o público e alegrou o evento.

O Núcleo Regional de Salgueiro prestará atendimento jurídico, ainda, aos municípios de Orocó, Cabrobó, Parnamirim, Serrita, Terra Nova, Cedro e Verdejante. O coordenador do Núcleo Faustino Pires de Sá, Pedro Vital e Eudes José Cavalcanti atendem a população com o mesmo zelo do início de suas atividades na Assistência Judiciária do Estado. “A população, o Defensor Público, servidores, funcionários e estagiários têm agora um ambiente completamente diferente da pequena sala com a qual conviveram por tantos anos, 17 ao todo. A partir de agora, enxergamos palavras como cidadania e dignidade”, enfatizou o Defensor Público-Geral, destacando o papel abolicionista dos Defensores Públicos de Pernambuco – trabalhadores aguerridos e abnegados às causas e necessidades de seus assistidos que muitas vezes, se quer, têm como pagar o transporte para ir a um Núcleo da Defensoria.

Salas climatizadas, banheiros estruturados, cozinha, sala de conciliação e mediação de conflitos, recepção ampla e com cadeiras para os cidadãos portadores de necessidades especiais ou não, aguardarem atendimento com conforto. Estas são apenas algumas das divisões da casa onde passa a funcionar o Núcleo Regional de Salgueiro. “É uma grande honra para mim, nesta noite tão especial, de fins e começos, repleta de sonhos e de porvir, discursar sobre esse evento, a inauguração desta casa, a nova casa da nova Defensoria Pública de Pernambuco. Hoje, tudo é diferente, a Defensoria Pública de Salgueiro inaugura um espaço digno e condizente com a importância da Instituição. Por mais de dezessete anos, trabalhamos numa sala sem qualquer dignidade. Agradeço, primeiramente, ao Defensor Público-Geral, Manoel Jerônimo, a sua equipe de trabalho e toda a Administração Superior, registrando que a atual administração da DPPE deve ser enaltecida pela sua preocupação com o Interior. De forma toda especial o apoio material e administrativa que a mesma vem dando e por dispensar mais atenção, mais força, mais qualidade, disse sob emoção o Faustino Pires de Sá.

O Prefeito de Salgueiro, Marcondes Libório de Sá, destacou que “a inauguração do Núcleo Regional de Salgueiro é um momento nobre do Direito porque é justamente essa Ciência que tem que ter um olhar diferenciado para os humildes”. A Assistente Social Izabel Cristina, que representou a Secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, pediu a palavra para lembrar que “é com ações de cidadania que se eleva a auto estima de qualquer ser humano, trazendo-o para o caminho da dignidade, fortalecendo sua capacidade de ir além. Esse Núcleo é sobretudo para os vulneráveis”. O Padre José Nilton da Diocese de Salgueiro, celebrou junto aos presentes, momento de gratidão a Deus por mais uma conquista da Defensoria Pública de Pernambuco, abençoando o público presente e a nova casa, “cujo o principal beneficiado é o povo tão sofrido e carente que muitas vezes, nem ideia tem de que pode ter assistência jurídica de qualidade e gratuita”.

O Subdefensor Cível e Criminal do Interior, Jocelino Nunes e o Defensor Público Luciano Campos Bezerra (Assessor Especial de Gabinete do DPG) destacaram em seus discursos que “a Defensoria hoje se faz altiva com um Núcleo tão bem estruturado, sendo em períodos de crise que se utiliza a criatividade e persistência para garantir o acesso de qualidade à Justiça”. Momento de emoção para o DPG, Manoel Jerônimo, foi a entrega do Título de Cidadão Salgueirense, proposta do Vereador José Carlos Carvalho. “Esse é um momento de muita alegria para nós salgueirenses e para a Câmara Municipal de Vereadores. Por isso, nosso agradecimento ao Governo do Estado e a pessoa do Defensor Público-Geral, Manoel Jerônimo, que teve todo empenho, ampliando a equipe e qualificando o serviço e o ambiente. E, é para o bem coletivo, que devemos nosso maior serviço” destacou o Vereador.

O DPG agradeceu o Título que lhe foi conferido ressaltando que é “uma honra se tornar sertanense de um município como Salgueiro, repleto de pessoas batalhadoras e solidárias com as mais diversas causas humanas. Pessoas que corroboram para amenizar o sofrimento de um povo tão caloroso e atencioso como o salgueirense”.

PRESENÇAS – Além das presenças supracitadas, prestigiaram o evento, o Presidente da Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco, Edmundo Siqueira Barros; o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro de Cumpadre; os Vereadores Almir Agente, Eugênio Bezerra, Augusto Matias, Hercílio Alencar, Ednaldo Barros e o ex-Vereador Alvino Patriota; o vice-Prefeito de Serrita, Jovani Sampaio; o Promotor de Justiça, Érico Oliveira, representando o Procurador-Geral do Estado, Carlos Guerra; Alexandre César, representando o TCE; o Secretário de Finanças da Prefeitura de Salgueiro, João Gomes dos Santos; Secretário de Desenvolvimento Econômico de Salgueiro, Cleriston Oliveira; o Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Salgueiro, Major Márcio Tenório; Capitão Teles, representando o Tenente-Coronel Guerra, da Polícia Militar de Pernambuco; o Diretor do Presídio de Salgueiro, Carlos Acácio; o Tabelião do Cartório de 1º Ofício do Cabo de Santo Agostinho, Idelfonso Torres; o Analista Judiciário, José Julião, representando o Juiz da 1ª Vara Cível de Salgueiro, José Alencar; o Conselheiro Tutelar Sinval Granjeiro Filho; além de inúmeros acadêmicos de Direito.

Redação: Viviane Souza – Ascom / DPPE
Fotos: @jhpaparazzo – Ascom / DPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário