quarta-feira, junho 15, 2016

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa conta a presença da Defensoria Pública de Pernambuco


Na manhã desta quarta-feira (15), a Defensoria Pública de Pernambuco participou de ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com o objetivo de conscientizar a sociedade de todos os tipos de violência contra a pessoa idosa. Instituições e órgãos ligados ao tema, como Ministéri Público, Secretaria de Saúde e a LBV estiveram presentes na Estação Central do Metrô, à Rua Floriano Peixoto, S/N, Bairro de São José. A Defensora Pública Cristina Sakaki, coordenadora do Núcleo de Saúde e da Pessoa Idosa, ofereceu junto a sua equipe, atendimento e orientação jurídica a público, bem como entrega de cartilhas e panfletos explicativos.

Na programação, a oferta de vários serviços para orientar e promover assistência à saúde, o lazer e a cidadania. “Todos os anos estamos aqui para lutar por mais respeito pelos nossos idosos. Não há como a Defensoria Pública de Pernambuco deixar de oferecer todas as possibilidades de apoio e orientação. Somos um instrumento de conscientização e de trabalho. Nossa Instituição é aguerrida em todas as causas. Buscamos direcionar nosso ofício a elevar a dignidade da pessoa humana. Não é mais admissível permitir que pessoas que já passaram por tantas coisas, ainda sofram violência física e/ou moral, por seus familiares ou pessoas que se tornam “responsáveis” por eles”, pontuou Cristina Sakaki.

Estatísticas

De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileirio de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos vem aumentando no Brasil. Correspondia, em 1991, a 4,8% da população e passou para 7,4%, nove anos depois. Foram cadastrados no país mais de 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

Disk Denúncia

Um dos crimes mais recorrentes é de apropriação de bens e proventos. Para informar as autoridades competentes sobre os maus tratos. No Recife Região Metropolitana (RMR), o número que recebe as denúncias é o 3421-9595. Já no restante do estado, é o 3719-4545. As denúncias podem ser feitas anonimamente tanto por telefone quando pela internet, onde é possível enviar vídeos e fotos que comprovem a violência. Cabe à polícia e aos órgãos competentes avaliarem as denúncias, para então encaminharem um relatório ao Disque Denúncia relatando as investigações.

Secretaria de Direitos Humanos

A Secretaria de Direitos Humanos conta com o serviço do Disque 100 para acolher denúncias. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal http://www.disque100.gov.br.

Redação: Viviane Souza – Ascom/DPPE
Fotos: Arquivo Pessoal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário