terça-feira, março 15, 2016

Lula aceita ser ministro de Dilma, segundo BBC

Como ministro de Dilma, Lula tentará reaproximar o governo do PMDB (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para se tornar ministro de seu governo, informa a BBC. Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmam que a indicação de Lula irá reforçar a administração fragilizada da presidente.

A volta de Lula para o cenário político ocorre em meio ao processo de impeachment de Dilma – fortalecido pelas manifestações recentes – e sua entrada no governo como ministro pode significar uma guinada à esquerda e uma tentativa de retomar a aliança entre PT e PMDB, que vem gradativamente se alinhando com a oposição. De acordo com membros do PT, Lula é cotado para assumir a Casa Civil, atualmente ocupada por Jacques Wagner, ou a Secretaria de Governo, no lugar de Ricardo Berzoini, que ficaria como secretário executivo da pasta.

Na segunda-feira, 14, a juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu qeu cabe ao juiz federal ergio Moro analisar a denúncia contra o ex-presidente Lula, sua mulher Marisa Letícia e o filho do casal, acusados de irregularidades envolvendo a empreiteira OAS. Segundo a juíza, cabe a Moro decidir também sobre o pedido de prisão preventiva contra Lula.

Caso assuma como ministro, no entanto, Lula ganha foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal, saindo da esfera de atuação de Sérgio Moro, julgador da Operação Lava Jato e responsável pelo inquérito.

Opinião & Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário