terça-feira, março 15, 2016

Aécio Neves recebeu propina de empresa de energia, diz Delcídio em delação


De acordo com a delação de Delcídio Amaral, na Operação Lava Jato, Aécio Neves recebeu valores ilícitos da empresa de energia Furnas, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, em um esquema operado pelo então diretor de energia Dimas Toledo. O ex-governador de Minas Gerais também foi citado no depoimento a respeito da CPMI dos Correios, na qual, segundo Delcídio, houve maquiagem de dados fiscais do Banco Rural.

Além de homologar a delação premiada Delcídio Amaral na Operação Lava-Jato, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki retirou o sigilo do processo na manhã desta terça-feira. As informações são do documento que transcreve o depoimento do senador prestado à Procuradoria.

Delcídio afirmou que Dimas Toledo possuía um “vínculo muito forte” com Aécio Neves e que Lula teria dito que, depois de assumir a presidência, Janene e Aécio “pediram por” Dimas, além do PT, que “era contra” e havia “ficado a favor”: “pelo jeito está roubando muito”, teria declarado.

Na CPMI dos Correios, a Lista de Furnas continha doações da empresa a políticos. Delcídio relatou que, por mais que o documento pudesse ser falso (constava como se fosse assinado por Dimas e Delcídio não acredita que ele faria isso), realmente existiu o repasse, e Aécio “sem dúvida” teria sido um dos beneficiados, assim como o PP, através de José Janene. Conforme Delcídio, o PT também teria recebido pagamentos, mas ele não sabia quem os recebia e de que forma.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário