domingo, novembro 08, 2015

Expresso Empreendedor comemora 1 ano de funcionamento


Criado para auxiliar e incentivar quem tem interesse em abrir o próprio negócio, ou mesmo desenvolver iniciativas já existentes por meio de capacitações empresariais e acesso ao crédito, o Expresso Empreendedor comemorou, nesta sexta-feira (6), seu primeiro ano de funcionamento. A unidade, inaugurada à época pelo ex-governador João Lyra Neto, está presente nas cidades do Recife, Caruaru e Petrolina, e materializa uma parceira entre órgãos de orientação, de registro e de crédito, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e a Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe).

O Expresso Empreendedor tem como público alvo o Microempreendedor Individual (MEI), o Microempresário (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP), além de empreendedores informais que buscam ter um CNPJ. Primeira a fazer aniversário, a unidade do Recife, localizada no Expresso Cidadão do Shopping RioMar, registrou 8,7 mil atendimentos, com predominância de 70% para microempreendedores individuais. 

Ao todo, as três unidades registraram, no período, 31 mil atendimentos."Em se tratando do Estado de Pernambuco, é um equipamento bastante novo. A busca é sempre melhorar e aprimorar os serviços oferecidos, no sentido de efetivamente transformar a vida das pessoas", avaliou o secretário executivo de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, João Freire. 

Além dos serviços de orientação e formalização para ingressar no Simples Nacional, a unidade realiza alteração e fechamento de empresas, emite documentos de interesse do empreendedor e proporciona oficinas, palestras e minicursos de capacitação em gestão empresarial, abordando aspectos como finanças, atendimento ao cliente, formação de preços de venda, entre outros. Tudo de forma gratuita.

"O Expresso Empreendedor é um órgão de atendimento com proposta pioneira no país, pois soma, em benefício de quem quer empreender, várias soluções num mesmo local. Um dos diferenciais é a possibilidade de acesso ao crédito produtivo com atendimento diferenciado", explica a gerente de Apoio à Micro e Pequena Empresa, Evelyn Siqueira.

SERVIÇO

EXPRESSO EMPREENDEDOR

Unidades em funcionamento:
- Recife - Expresso Cidadão Shopping RioMar, Avenida República do Líbano, 251, piso G1 Fone: (81) 3182-2800/2801
- Caruaru - Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). R. Armando da Fonte, 15, Térreo, Maurício de Nassau - Fone: (81) 3725-7600
- Petrolina - Av. Tancredo Neves, s/n, 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho (integrado à Agência do Trabalho)

Central de agendamento: (81) 3184-7879

SERVIÇOS VOLTADOS PARA O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI):

Informação e orientação dos benefícios da formalização
Formalização para o MEI
Fechamento de Empresa
Alteração de dados
Declaração do faturamento do MEI
Impressão das inscrições estaduais e municipal do Recife
Inscrição no CADFOR / Rede Compras
Entrega de cartilhas
Emissão do Cartão de CNPJ
Emissão de Certificado do MEI
Emissão de DAS
Consulta Optante

ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL (SEBRAE):

Orientação ao Empreendedor
Orientação sobre os serviços SEBRAE
Orientação sobre capacitações SEBRAE
Utilização de Ferramentas de Gestão (canvas, swot, 5w2h, etc )

SERVIÇOS ESPECIAIS:

Consultoria Contábil
Consultoria Empresarial
Palestras/Cursos/Oficinas

SERVIÇOS RELACIONADOS À AGEFEPE:

Informações sobre Linhas de Crédito
Contratação de Crédito
Entrega de Crédito

SERVIÇOS RELACIONADOS À JUCEPE:

Entrada no processo de Abertura de Empresa
Orientação sobre registros de empresas
Orientação Geral para abertura, alteração e extinção de empresa
Entrega de Processos em Exigência
Consulta de Processos
Arquivamento de livros
Certidões
Volta de Exigência
Emissão de DAE

Fonte: Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário