quinta-feira, outubro 15, 2015

Cepe lança Clóvis Pereira, no Reino da Pedra Verde com concerto na Igreja Madre de Deus

Obra que busca tornar mais conhecida obra e vida de um dos mais importantes compositores e músicos pernambucanos, hoje com 80 anos, será lançada às 19h00 desta segunda (19.10), na Igreja da Madre de Deus, com concerto da Orquestra de Câmara de Pernambuco

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lança na próxima segunda-feira (19), às 19h, na Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife, o livro Clóvis Pereira, no Reino da Pedra Verde, de autoria do jornalista, crítico musical e pesquisador Carlos Eduardo Amaral.

A publicação, um merecido e necessário resgate da história e da obra de Clóvis Pereira, um dos mais importantes maestros, arranjadores e compositores pernambucanos, hoje com 80 anos de idade, será lançada em clima de homenagem e contará com apresentação, na Igreja Madre de Deus, de um concerto promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música com a Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência de José Renato Accioly.

Um concerto imperdível e rico em referências. Serão executadas as peças Mourão, de César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira; Aboio, do maestro Cussy de Almeida; a suíte A Pedra do Reino, de Jarbas Maciel; o primeiro movimento da suíte Sem Lei nem Rei, de Capiba, e a Grande Missa Nordestina, de Clóvis Pereira, com participação do Coro Contracantos e dos solistas Jadiel Gomes e Virgínia Cavalcanti. O compositor homenageado, que também foi professor, pianista e diretor do Conservatório Pernambucano de Música por quatro anos, estará presente no lançamento.

Livro - Dividido em dois momentos, o livro apresenta ao leitor, como bem destaca o autor, "minúcias biográficas que dificilmente seriam publicadas em outra oportunidade", ao mesmo tempo em que apresenta a grande obra construída pelo maestro que vai além de suas inúmeras composições de frevo de rua, caboclinhos e maracatus. A música clássica invadiu a vida do então menino de 13 anos, em Caruaru, enquanto ajudava o seu pai, Luiz Pereira Gonzaga dos Santos, operador-projestista do Cine Caruaru e frutificou em peças para orquestra de câmara, sinfônica, de cordas, para piano, entre outras, muitas desconhecidas do grande público.

Importante fonte de pesquisa, o livro traz ainda a discografia, fotos, comentários sobre as obras – conteúdo fundamental para posicionar a importância da obra de Clóvis Pereira – um dos poucos brasileiros a ter seu nome incluído na "Who’s Who In Music", enciclopédia musical britânica que registra as realizações dos músicos mais notórios do planeta.

Ascom CEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário