segunda-feira, fevereiro 17, 2014

MPPE, MPF e Dnit unem forças para solucionar problema da BR-101


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se uniu ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para buscar soluções sobre o problema da BR-101 nas proximidades do município de Palmares (Mata Sul). Esse trecho da rodovia federal registrou, nos últimos meses, 28 acidentes com vítimas fatais e os movimentos sociais locais já se manifestaram, inclusive bloqueando o tráfego de carros, pedindo providências das autoridades.

A promotora de Justiça Vanessa Cavalcanti convidou o superintendente do Dnit, Euclides Bandeira, e a procuradora do MPF Sílvia Regina, além de representantes dos movimentos sociais de Palmares, para uma reunião nesta terça-feira (18), às 9h, na sede da Promotoria de Justiça de Palmares, para que seja firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando à melhoria da estrada.
Há mais de um ano que a população reivindica que o trecho da BR-101 seja revisto pelos técnicos. Segundo as queixas, uma curva apresenta problema de traçado, que dificulta aos motoristas passarem por ela. Caminhões, mesmo em baixa velocidade, têm capotado no local. As colisões de veículos também são corriqueiras. Outro caso que preocupa é a quantidade de buracos que danificam os carros e aumentam os riscos de acidentes. “Além disso, como os motoristas reduzem a velocidade por causa da buraqueira, os assaltos acontecem frequentemente”, ressaltou a promotora de Justiça.

Vanessa Cavalcanti contabiliza que há mais de um ano os cidadãos de Palmares se mobilizam sobre a situação. “Quando ocorreu a enchente na região, obras de reparação foram feitas, inclusive de duplicação da BR até Alagoas. Mas elas pararam”, pontuou.

Segundo a promotora de Justiça, como a BR-101 é uma estrada federal, a atribuição para propor e coordenar a solução do problema é do MPF. No entanto, houve um consenso de que a ajuda do MPPE é bem-vinda. “É um esforço conjunto para uma demanda que merece atenção imediata.”

MPPE