segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Armando Monteiro destaca papel da Codevasf no apoio ao pequeno produtor rural

O senador teve a garantia de que a Codevasf irá instalar um novo escritório 
no Sertão do Araripe nas próximas semanas (Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação)

Petrolina - Acompanhado do senador Humberto Costa (PT), do prefeito desta cidade, Júlio Lóssio (PMDB), e dos deputados estaduais Adalberto Cavalcanti (PTB), Izabel Cristina e Odacy Amorim (PT), o senador Armando Monteiro (PTB) fez questão de prestigiar nesta segunda-feira (17) a posse do novo superintendente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) em Petrolina, João Bosco Lacerda. A solenidade foi conduzida pelo presidente da estatal, Elmo Vaz, e contou ainda com as participações de dezenas de prefeitos dos sertões do São Francisco, Central e do Araripe, além de produtores e trabalhadores rurais.

"A Codevasf tem um papel fundamental, é um instrumento decisivo para que a região possa enfrentar e vencer os seus desafios. Apenas entre 2011 e 2014, a Companhia investiu cerca de R$ 1 bilhão nos perímetros irrigados; nos programas de abastecimento de água, com a implantação de quase 40 mil cisternas; em poços tubulares, barragens subterrâneas, além de ações de grande alcance social, como as de esgotamento sanitário", lembrou Armando Monteiro. A superintendência sediada em Petrolina atende a 69 municípios do Estado.
Durante a solenidade, o senador teve a garantia de que a Codevasf irá instalar um novo escritório no Sertão do Araripe nas próximas semanas. Esta é uma reivindicação antiga dos produtores da região de Araripina e que foi atendida após reuniões entre Armando e presidente da Companhia, Elmo Vaz.

Na opinião de Armando Monteiro, a atuação da Codevasf tem relação direta com o que vem defendendo para Pernambuco, que é a realização de investimentos visando assegurar maior equilíbrio no desenvolvimento do Estado: "Eu defendo há muito tempo a necessidade de promover um desenvolvimento mais equilibrado. Pernambuco cresceu nos últimos anos, mas cresceu mais para o Litoral. Portanto, os desníveis regionais se acentuaram. O sertanejo tem um terço da renda do pernambucano da área metropolitana. Então, qual é o meu compromisso central? É promover um desenvolvimento mais equilibrado".

Para isso, explicou Armando, é preciso realizar fortes investimentos em infraestrutura e na qualificação das pessoas. "E promover uma maior assistência a todos aqueles que estão nos perímetros irrigados, sobretudo o pequeno produtor, que precisa fundamentalmente de uma maior assistência técnica, de mais crédito e do maior apoio às suas atividades", ressaltou.

O senador Armando Monteiro apontou ainda como fundamental a manutenção e ampliação das parcerias com o governo da presidente Dilma Rousseff. É desta forma, diz o senador, que será possível concluir os grandes investimentos em curso hoje na região, como a Transposição do São Francisco, a Adutora do Oeste, o Ramal de Entremontes, o Canal do Sertão e a Adutora do Pajeú.

Crédito da foto: Assessoria de imprensa/divulgação