sexta-feira, setembro 13, 2013

Petrolândia: Primeira noite de exibição do projeto "Integrando a Sétima Arte" é sucesso. Última sessão acontece hoje.

Integrando a Sétima Arte: cinema na Praça da Matriz de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)
Alexandre Sertão, professor Daniel Filho e Aparecida Ferraz, gestora da EREM Mª Cavalcanti Nunes
A Praça da Matriz recebeu grande público na primeira sessão do projeto
Professor Daniel Filho, idealizador do projeto "Integrando a Sétima Arte"
Turma de Letras do CESVASF - Campus Petrolândia
Prestigiada por grande público, foi realizada na noite dessa quinta-feira (12), na Praça da Matriz, no centro de Petrolândia, a primeira sessão de cinema para exibição de curtas produzidos para o projeto Integrando a Sétima Arte, idealizado pelo professor Daniel Filho, da EREM Maria Cavalcanti Nunes, de Petrolândia.

Fizeram uso da palavra o professor Daniel Filho, a gestora da EREM Maria Cavalcanti Nunes, Aparecida Ferraz e o Diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Petrolândia, Alexandre Sertão.

Foram exibidos os curta-metragens "Sertão das Muié Séria, dos Homes Trabaiadô", "Cordel Encantado de Luiz Retratado" (imagem não inserida no cartaz acima), "Amor da Minha Vida", "Lampião Evolution" e "O Homem que Calculava" (baseado no livro homônimo de Malba Tahan).

A mostra competitiva será encerrada nesta sexta-feira, com exibição dos curtas "Natasha", "Diamonds" e "O Outro Lado da Paixão", além do filme convidado, "Quando o Mundo cai ao meu Redor", produzido por jovens da IBM-Igreja Batista Missionária de Petrolândia, que não concorre à premiação do projeto.

O projeto Integrando a Sétima Arte, em sua quinta edição em 2013, tem como objetivo principal estimular a leitura e analisar a organização em grupo aliado ao processo criativo dos jovens a partir da adaptação de obras literárias brasileiras para o cinema no formato curta-metragem. A culminância do projeto é a cerimônia de entrega da premiação em 16 categorias, inclusive Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Filme, no estilo hollywoodiano.

O projeto foi criado pelo professor-autor Daniel Filho e teve início de forma tímida, sob o nome de Cinema em Cena, na escola particular ESA-Escola Santo Antônio, de Petrolândia, em 2008.O regulamento previa adaptação de alguma obra literária para o formato curta-metragem. Ao assumir o posto de professor na Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes, Daniel levou seu projeto, implantado com o título de Integrando a Sétima Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário