quarta-feira, junho 19, 2013

Frases do dia 19/06/13: Coletânea IHU


Ninguém tá entendendo nada

“Sejamos francos, companheiros: ninguém tá entendendo nada. Nem a imprensa nem os políticos nem os manifestantes, muito menos este que vos escreve e vem, humilde ou pretensiosamente, expor sua perplexidade e ignorância” – Antonio Prata, escritor – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Catalizadores

“A posição dos ativistas de não se colocarem como os catalisadores de todas as angústias nacionais e seguirem batendo na tecla do transporte só os enobrece - mas estarão certos na percepção? Duzentas mil pessoas de esquerda, de direita, de Nike e de coturno por causa da tarifa?” – Antonio Prata, escritor – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Mais forte

"O Brasil hoje acordou mais forte. A grandeza das manifestações de ontem [segunda] comprovam a energia da nossa democracia, a força da voz da rua e o civismo da nossa população" – Dilma Rousseff, presidente da República – Valor, 19-06-2013.

“Não, esse é o limite!”

"Aqui estivemos por um instante, da invasão do Congresso, o que seria absolutamente inadequado. E aí sim, nós, em contato como o governador [do Distrito Federal, Agnelo Queiroz] dissemos: 'Não, esse é o limite'. Não se entra no Congresso Nacional, não se impede a entrada de torcedores no estádio, não se pode permitir que a Assembleia do Rio [de Janeiro] seja ocupada” – Gilberto Carvalho, ministro – Valor, 19-06-2013.

Sem manha

“Gilberto Carvalho e José Eduardo Cardozo, no governo federal, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, em São Paulo, Sérgio Cabral e sua tática avestruzeira, não houve um que acertasse o passo. As manifestações colheram em dois dos principais governos envolvidos, o federal com Dilma Rousseff e o municipal com Fernando Haddad, duas pessoas sem a manha da urgência, do diálogo imediato, da experiência em mediar” – Rosângela Bittar, jornalista – Valor, 19-06-2013.

Constrangimento

“Em algumas horas, na noite de segunda-feira, foram todos obrigados a dar voltas nas próprias palavras. Uma das situações mais constrangedoras foi a de Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência, encarregado de fazer a ponte entre Dilma e os movimentos sociais, doutor na relação com sindicalistas: a polícia identificou três funcionários seus, e mais um de sala contígua, na condução das manifestações de Brasília” – Rosângela Bittar, jornalista – Valor, 19-06-2013.

Semelhança...

“Aloizio Mercadante repele que se misture política e futebol, mesma falácia de João Havelange, o que lhe permitia conviver alegremente com Videlas e Médicis da vida” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Fair play

“O presidente da Fifa está tão iludido como quando pediu fair play para evitar as vaias que ele e Dilma Rousseff receberam” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Gota-d'água

"O fato é que o povo se encheu e a gota-d'água apareceu também na suntuosidade de estádios pagos com o seu dinheiro, dinheiro que a cartolagem e os políticos, além das empreiteiras, querem só para superfaturar. Mas querem que a patuleia pague e cale" – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Conta para Fifa

"Quando o povo grita para diminuir a tarifa e mandar a conta para a Fifa ou que Copa não, mas saúde e educação, está sendo o mais claro possível" – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Padrão Fifa

“Exigimos escolas, hospitais e segurança pública no padrão Fifa” - manifesto lançado pela ONG Rio de Paz numa petição on-line – O Globo, 18-06-2013.

Sem Lula e sem PT

“É a primeira vez em décadas que grandes manifestações de rua ocorrem sem que Lula e o PT estejam na frente das massas” - alguém que acompanha Lula desde as greves do ABC nos anos 1970 – O Globo, 18-06-2013.

Esfinge

“O movimento brasileiro é uma esfinge. Ele pede para ser decifrado” – Lincoln Secco, professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) – O Estado de S. Paulo, 19-06-2013.

Imagina na Copa…

"Os protestos nas cercanias dos estádios nesta Copa das Confederações assustaram o board da Fifa, em Zurique. A ponto de a entidade já pensar em pedir às autoridades brasileiras que suspendam o feriado em dias de jogos do Mundial de 2014. Pelo que se apurou, Blatter teme manifestações ainda mais intensas caso a população esteja de folga" - Sônia Racy, jornalista - O Estado de S. Paulo, 19-06-2013.

Discreto

"Dirigentes das centrais e integrantes do próprio Instituto Lula preferiam que a reunião se realizasse em sigilo. Temem a interpretação de que estão querendo falar mal da presidente Dilma Rousseff ou conversar sobre os protestos que varrem o país" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Em grupo

"São aguardados Vagner Freitas, presidente da CUT, Wagner Gomes, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), José Calixto Ramos, da Nova Central, e também representantes da Força Sindical" - Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Em dois

"A equipe do prefeito Fernando Haddad (PT-SP) rachou em relação à reação que ele deveria ter quando as passeatas pelo passe livre começaram. Uma parte, seguida pelos irmãos Tatto e até pelo grupo da vice-prefeita, Nádia Campeão (PCdoB-SP), apoiava o endurecimento, julgando que o movimento estava sendo "instrumentalizado pela direita". A "ala jovem" e secretários mais ligados ao próprio Haddad chiaram. Ele acabou seguindo o primeiro grupo, para depois voltar atrás" -Mônica Bergamo, jornalista - Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Na crista da onda

"Está na moda em conversas de gente inteligente sobre a onda de protestos no Brasil evocar como quem não quer nada o sociólogo espanhol Manuel Castells, conhecido lá fora como a mais completa tradução intelectual dos movimentos sociais deflagrados via internet. Experimenta só citá-lo entre amigos, pega super bem!" -Tutty Vasques, humorista - O Estado de S. Paulo, 19-06-2013.

Dúvida cruel

"Entreouvido em meio à violenta tentativa de invasão da Assembleia Legislativa do Rio:
“O certo é depreda ou depedra?” Não deixa de ser um aprendizado, né?" -Tutty Vasques, humorista - O Estado de S. Paulo, 19-06-2013.

Penicos

“A melhor cena de todas as manifestações: o povo subiu nos penicos do Congresso!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Emocional

“Não adianta querer explicar as manifestações! O Brasil é emocional!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Halls

"O cartaz mais hilário: "Não gosto de bala de borracha! Joga um Halls". E este cartaz: "Liberté! Fraternité! Vinagré". Rarará!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Fifa Go Home!

"E o melhor cartaz: "Fifa Go Home!". O povo tá com ódio dessa Fifa. Com o seu estilo "Faça Isso, Faça Aquilo!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Não entendeu nada!

"E esse senador Álvaro Dias dando declarações na rádio Jovem Pan, se aproveitando das manifestações? Oportunista! Fora todos os partidos! Não entenderam ainda? A oposição agora somos nós! O povo do protesto!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 19-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário