A pesquisa, fruto da parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente, ouviu mais de 6,7 mil professores de escolas públicas de todo o Brasil (Foto: Itaú Social)
Uma pesquisa de opinião, que ouviu professores da rede pública do estado de Pernambuco, revela que 28% dos docentes têm como principal desafio o desinteresse do estudante na rotina escolar. O levantamento foi encomendado ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente e ouviu 6.775 professores de escolas de ensino regular da rede pública (municipal e estadual) de todo o Brasil. Entre os destaques, o estudo explorou as prioridades das secretarias de Educação na visão dos professores, além de dados sobre a progressão de carreira e a percepção sobre a profissão.
O segundo maior desafio em sala de aula, na visão dos professores, é a defasagem nas aprendizagens dos estudantes (24%), o que pode ter sido agravada pela pandemia de Covid-19. A indisciplina dos alunos é o terceiro elemento mais mencionado por professores pernambucanos, com 22% dos apontamentos.
Como resposta a essas questões, ainda apontaram quais seriam as prioridades que as secretarias de Educação devem adotar nos próximos anos, sendo as cinco primeiras: a oferta de apoio psicológico a professores e estudantes (20%); a promoção do envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos (16%); a promoção de programas de reforço e recuperação (15%); o aumento do salário dos professores (13%); e a melhoria na infraestrutura escolar (10%).